Neste sábado (18), 295 adolescentes e adultos receberão o sacramento da Crisma na Paróquia São Luís Gonzaga. As celebrações acontecerão na igreja Matriz, em dois horários: às 9h30 e às 16h, e serão presididas pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton.
O pároco, padre Diomar Romaniv, destaca que este é um tempo bonito de ação de graças, alegria e gratidão pelo caminho na fé que cada jovem percorreu ao lado dos familiares e catequistas. “Ao receberem o sacramento da Crisma, o Espírito Santo desce sobre eles e os faz missionários, testemunhas de Jesus no mundo e ao mesmo tempo, os habilita para a missão na Igreja. Esses jovens se tornam agora protagonistas na evangelização que a Igreja realiza”.
O padre explica que o sacramento da Crisma é a última etapa do processo de Iniciação à Vida Cristã, realizado na Arquidiocese de Florianópolis durante cinco anos. “Durante esse tempo o catequizando faz um caminho de aprofundamento da vida de fé, conhecendo os valores cristãos e a fé católica”.
Ao longo deste processo, as crianças e adolescentes recebem os ensinamentos da catequese e da liturgia, participam de momentos de celebração, recebem alguns símbolos, como a Bíblia, cruz e incenso, conhecem os mandamentos e orações. “Introduzimos o catequizando na caminhada cristã, com a recepção dos sacramentos, como a confissão, Eucaristia, renovação das promessas do Batismo e o sacramento do Crisma”, diz.
De acordo com o padre, a celebração da Crisma também busca reavivar na Igreja esse tempo de graça e bênção com o Espírito Santo. “Por isso, a celebração acontece na festa de Pentecostes, quando toda a Igreja recebe de novo o Espírito santo, o espírito que o Senhor ressuscitado concede aos seus”.
Expectativa nas comunidades
É grande a expectativa entre os adolescentes que receberão o sacramento neste mês. Os 295 crismandos fazem parte das 12 comunidades da Paróquia São Luís Gonzaga. A coordenadora da catequese da comunidade Santa Paulina, Isolete V. Foppa, ressalta que os 11 adolescentes que serão crismados estão aguardando ansiosos o momento. “Será um momento de muita alegria, pois eles estarão recebendo os dons do Espírito Santo e a partir deste momento terão mais maturidade na fé”.
Da mesma forma, o catequista Renato Haag, da comunidade Sagrado Coração de Jesus, destaca que os 23 adolescentes estão se preparando com muita dedicação para o grande dia. “A expectativa é que todos estejam preparados para receberem o sacramento do Crisma. Todos estão ansiosos e contando os dias que faltam para receberem o Espírito Santo”.