Maioria dos estupradores fazia parte do convívio familiar, diz delegado

A operação Guardiões da Infância foi deflagrada próximo a data do dia 18 de maio, dia nacional do combate à pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes. A operação ocorreu entre os dias 14 e 16 de maio.

Segundo o delegado titular da DCAP/DEIC (Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais) responsável pela operação, a maioria dos que cometeram abusos aos menores fazia parte do convívio familiar e praticaram o crime mais de uma vez.

Em Florianópolis, um professor de natação abusou duas vezes de crianças, sendo a exceção do caso. Ele havia sido condenado a 12 anos de prisão em 2024, mas estava foragido. Dentre os 24 presos, apenas ele e mais três estavam foragidos nas mesmas cidades, os outros mudaram de endereço, como um que foi condenado na capital catarinense, mas estava em Palhoça.

O delegado explicou que a pena média dos abusadores era de 11 anos, e que estavam foragidos há, pelo menos, três anos. A faixa etária dos criminosos variava de 37 a 80 anos, uma média de 57 anos.

Um dos presos foi condenado a 82 anos de prisão, em Rio do Sul, nesta quinta-feira (16). Ele tinha em seu desfavor 20 boletins de ocorrência, por ter abusado de duas sobrinhas desde que elas tinham a faixa de seis anos de idade.

*Com informações do site ndmais

Criminosos são procurados após roubarem mercado

Um supermercado do Santa Terezinha foi assaltado na noite desta sexta-feira (17), em Brusque. O crime teria ocorrido por volta de 21h30. Conforme informações divulgadas pela Polícia Militar, um homem, usando um boné branco, máscara cirúrgica, blusa preta e calça jeans entrou no estabelecimento com um revólver, anunciou o roubo e levou consigo uma certa quantia em dinheiro. Ao sair do local, o comparsa dele estava o esperando em um...
Continuar lendo...

Traficante que estava foragido é preso em Brusque

Um homem de 30 anos que estava foragido da justiça foi preso na tarde desta sexta-feira (17) no bairro São Luiz, em Brusque. A ação da PM brusquense ocorreu por volta de 14h48. Uma guarnição policial teve conhecimento do mandado de prisão de um homem que estava foragido, pelos crimes de furto e tráfico de drogas. Ao se deslocar até o bairro, o fato foi confirmado, onde ele foi preso e encaminhado ao presídio de...
Continuar lendo...

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do Brasil

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas de 15 ou mais: apenas 2,67% não sabem ler ou escrever. A taxa de analfabetismo do estado é a menor entre todas as unidades da federação do país. No Brasil, o índice ficou em 7%, com 11,4 milhões de pessoas analfabetas. Os números foram revelados nesta sexta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são referentes ao...
Continuar lendo...