A Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente de Brusque e programada para acontecer entre os dias 4 a 8 de junho, estará preparando ações educativas dentro do tema. O objetivo é orientar e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
Com esse propósito e também para debater sobre o assunto, a Rádio Cidade FM de Brusque entrevistou a arquiteta e conselheira do Meio Ambiente pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Cristiane Bertoli, juntamente do engenheiro Cristiano Olinger, presidente do Conselho do Meio Ambiente e superintendente da Fundema.
“Ano passado foi eleita uma comissão no conselho para organizar um movimento de conscientização aqui na cidade, para termos uma Brusque futura melhor,’’ disse Cristiane, informando sobre a programação da Semana do Meio Ambiente.
As empresas de fato se conscientizam ou agem somente para não serem multadas?
Cristiano falou sobre se há conscientização e preocupação verdadeiros por parte das empresas com o meio ambiente ou se as ações ocorrem para que não sofram penalidades, como aplicação de multas.
‘’É uma situação crítica, não só na cidade como no Brasil. A empresa tem que gerar lucro e, muitas vezes, por irresponsabilidade de alguns, deixa de levar a questão ambiental, a sustentabilidade no dia a dia. Mas acredito que, junto à Fundação, isso realmente mudou muito. Claro que tem consequência da fiscalização, da multa, mas também da conscientização. A gente vê que o próprio empresariado tem mudado. Vemos, hoje, grandes empresas preocupadas com a questão ambiental”, destaca ele.
Programação e inscrições
Para os interessados em participar da programação da Semana do Meio Ambiente, basta clicar em cima da palavra inscreva-se.
O link para participar da exposição de sustentabilidade pode ser acessado ao clicar aqui.
A participação é gratuita e as vagas são limitadas.
Confira a programação da Semana do Meio Ambiente
Segunda-feira (4): abertura pela manhã, iniciando às 08h15, que se estenderá o dia todo na Unifebe, com a temática de educação. Todas as escolas da cidade estão convidadas a comparecer ao evento;
Terça-feira (5): o tema será arquitetura, engenharia e construção, iniciando às 18h, na Unifebe, com palestras durante o período noturno;
Quarta-feira (6): na Câmara de Vereadores, às 18h, a mesa redonda será sobre políticas municipais de resíduos sólidos;
Quinta-feira (7): com entrada gratuita no Zoobotânico, levando um quilo de alimento. Haverá várias atividades, inclusive interação dos animais com as crianças.