A campanha Junho Branco, destinada à conscientização e prevenção ao uso de drogas, fez o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Brusque (Comad) criar a primeira caminhada sobre o tema. A Rádio Cidade entrevistou, na manhã desta terça-feira (4), a presidente do Comad, Jacineide Knihs, para conversar sobre o assunto e para dar mais informações do evento.
Jacineide disse que o enfoque da primeira caminhada será destinado a dois públicos específicos, o da infância e da adolescência. O combate, por exemplo, fica a cargo da Polícia Militar.
A presidente do Comad fala da seriedade do assunto, que deve ser tratado antes que os públicos sejam afetados. “A importância, o devido olhar ao formatar políticas públicas que realmente combatam e trabalhem na prevenção. Porque essa pessoa, que já é um dependente químico, vai para comunidades terapêuticas, outras esferas que cuidam, mas é a prevenção é a tecla que a gente bate, de impedir que essa criança ou adolescente entre. Porque depois para sair é muito difícil, é muito desafiador", relata.
Knihs salienta que o Comad trabalha para que o mês de Junho Branco entre no calendário da cidade, assim como o Outubro Rosa e Novembro Azul. Segundo ela, é para a sociedade, para chamar atenção, inclusive do poder público.
A caminhada, realizada pelo Conselho, acontecerá neste sábado (8), tendo início às 9h no primeiro patamar da escadaria da igreja matriz, no Centro de Brusque, seguindo pelas ruas do bairro.
Para participar, basta comparecer utilizando uma camiseta branca.
Após a caminhada, haverá sorteio do brindes.