Com a viagem do governador Jorginho Mello (PL) a Portugal e da vice Marilisa Boehm ao Uruguai, o terceiro na linha sucessória de Santa Catarina, Mauro de Nadal (MDB), também presidente da Assembleia Legislativa, poderá assumir o comando do governo do estado de forma interina.
Essa é a primeira vez que Mauro pode assumir o comando do governo do Estado no mandato de Jorginho e a segunda no poder do Executivo.
Nadal já assumiu de forma temporária o comando do Estado no mandato do então governador Carlos Moisés à Europa e da vice Daniela Reinehr aos Emirados Árabes, em novembro de 2021.
Viagem de Jorginho Mello a Portugal
Segundo a coluna de Paulo Rolemberg do NDMais, o governo do estado anunciou que nos dias 8 a 16 de julho, Jorginho estará a cargo de liderar a viagem ao país do continente europeu, juntamente das pastas de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Turismo e Comunicação.
Mello deve conhecer o modelo de Sistema Integrado de Emergência Médica para poder replicar em Santa Catarina. Visitará a TAP, companhia aérea que disponibilizará três voos semanais diretos para Florianópolis.
Conversará sobre o turismo religioso de Portugal, além de visitar um dos portos portugueses.
Já a agenda da vice-governadora ao país uruguaio ainda não foi divulgada. A Alesc ainda não confirmou oficialmente se Nadal assumirá temporariamente o cargo de governador no mandato de Mello, mas uma reunião deve ser realizada em breve para discutir a respeito.