A Unidade de Pronto Atendimento do bairro Santa Terezinha, em Brusque, vai entrar em funcionamento e atenderá 24 horas. O anúncio foi feito pelo prefeito André Vechi no sábado (22), durante evento do Partido Liberal (PL) e outras legendas que apoiam sua pré-candidatura à reeleição. O encontro ocorreu no Clube Guarani, no bairro Guarani.
De acordo com o prefeito, o Pronto Atendimento abrirá de segunda a segunda, 24 horas por dia, com, pelo menos, três médicos inicialmente. Durante o dia, a intenção é de que mais profissionais médicos atendam no local. Isso será possível graças a uma parceria com a Unifebe.
Para possibilitar a abertura 24 horas, a Prefeitura aguarda a aprovação de uma lei, já enviada para a Câmara Municipal, que permite ao município fazer a contratação de médicos em regime de plantão. Atualmente, a legislação vigente na cidade de Brusque só autoriza a contratação de profissionais para carga horária de até oito horas por dia. A ideia é de contratar para sistema 24 horas, com folga de 72 horas.
"Tão logo seja aprovado esse projeto, vamos abrir o processo seletivo para os médicos nessa escala de trabalho", destacou ele.
A expecatativa é de que, com a aprovação dessa legislação, o início do atendimento 24 horas na unidade ocorra até final de julho.
Vechi explicou para a Rádio Cidade FM que a nomenclatura do local será PA e não UPA.A diferença está ans exigências de estrutura do Ministério da Saúde para que o espaço funcione 24 horas por dia. Essa mudança ocorreu ainda no governo do ex-prefeito Ari Vequi, quando a Prefeitura conseguiu autorização do Ministério da Saúde para fazer a alteração.