Brusque chega a 3247 casos confirmados de Dengue

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, divulgou, nesta segunda-feira (24), os números de dengue e dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, entre outras doenças. Os dados apontam que o município tem 3247 casos confirmados de dengue em 2024.

Na última semana, foram 69 casos confirmados de Dengue. E ainda, 19 casos em investigação.

De acordo com o levantamento, as ocorrências estão concentradas no bairro Limeira Baixa com 412 casos. Os outros se dividem nos bairros: Santa Terezinha com 261 casos; São Luiz com 246 casos; Centro com 242 casos; Santa Rita com 226 casos; Rio Branco com 155 casos; Nova Brasília com 135 casos; Dom Joaquim e São Pedro com 131 casos cada;  Águas Claras com 109 casos; Cerâmica Reis com 97 casos; Cedrinho e Guarani com 93 casos cada; Bateas com 92 casos; Primeiro de Maio com 90 casos; Azambuja com 82 casos.

A contagem segue com: Limoeiro com 77 casos; Maluche com 73 casos; Paquetá com 55 casos; Souza Cruz com 51 casos; Limeira Alta com 48 casos; Planalto com 40 casos; Volta Grande com 30 casos; Santa Luzia com 24 casos; Tomaz Coelho com 23 casos; Poço Fundo com 17 casos; Zantão e Centro II com 16 casos cada; São João com 13 casos; Ponta Russa com 10 casos; Cedro Alto com sete casos e Nova Trento com um caso. 

No momento, não há pacientes internados na UTI, e há um paciente internado em enfermaria hospitalar. O município registrou três óbitos por Dengue. 

Focos

São 556 focos confirmados no município, espalhados em 25 regiões da cidade. 

Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são: Santa Luzia e Cedro Alto com 43 focos cada; Limeira com 35 focos; São Pedro com 34 focos; Cedrinho com 33 focos; Dom Joaquim com 32 focos; Águas Claras 31 focod; Centro II e Bateas com 28 focos cada; Azambuja com 24 focos; 1° de Maio, Centro I e Souza Cruz com 20 focos cada; Nova Brasília com 19 focos; Rio Branco com 17 focos; Poço Fundo, Steffen, Tomaz Coelho com 16 focos cada e Guarani com 15 focos.

Os focos seguem espalhados pelos bairros: Santa Rita com 14 focos; Limoeiro com 12 focos; Ponta Russa e Santa Terezinha com 11 focos cada; Maluche e São Luís com nove focos cada. 

Oropouche

O município de Brusque confirmou ao todo sete casos da febre do oropouche. 

Números para denúncias

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Alertas sobre casos e focos

Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, a Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para a população poder receber alertas de casos e focos de dengue de determinado bairro.

Para receber os alertas, basta cadastrar via SMS ou Whatsapp.

-Via Whatsapp: adicionar o número (61) 2034-4611, e enviar sua localização.
-Via SMS: envie seu CEP para 40199.

Secretário de Estado de Defesa Civil visita Brusque

Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Brusque, André Vechi, e o vice-prefeito Deco Battisti receberam, no gabinete, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza, que veio a Brusque a pedido do Governador do Estado, Jorginho Mello, que assumiu o compromisso da vinda do secretário em sua visita em 29 de maio. Na ocasião, foram feitas reivindicações para mitigação das cheias no município. Na oportunidade, o...
Continuar lendo...

Câmera em carro registra tombamento de carreta na BR-470

Imagens de uma câmera instalada em um carro conseguiram registrar o momento em que uma carreta tombou na tarde desta segunda-feira (24), na BR-470, próximo à cidade de Curitibanos, no Meio-Oeste catarinense. Nas imagens, é possível ver o motorista do carro seguindo atrás da carreta. Logo após uma curva, o motorista da carreta perde o controle do veículo e tomba ao lado da rodovia. O motorista do carro consegue frear a tempo e evitar a...
Continuar lendo...

Morre o empresário Hugo Staack, aos 97 anos

Morreu nesta segunda-feira (24) aos 97 anos, o empresário Hugo Staack. Fundador, em Brusque, no ano de 1976 do engenho de arroz, que comercializou para todo o Brasil o Arroz Staack. Antes disso seu Hugo fundou nos anos 60 uma transportadora em sociedade com um irmão.  Até 1999 ao lado dos filhos Ariberto, Aderbal e Fernando (este último falecido) conduziu as empresas da família. Segundo recente depoimento de Aderbal Staack, o Deba, “o pai sempre...
Continuar lendo...