A visita do presidente da República, Luis Inácio Luila da Silva, ao Porto de Itajaí deve acontecer no dia 5 de julho. Mesmo não contando na agenda do presidente, a deputada federal Ana Paula Lima (PT) informou sobre a data. Considerando a previsão da chegada do primeiro navio a porto, após um ano e meio de paralisação, o dia da vinda de Inácio pode alterar.
A retomada das atividades no porto está prevista para acontecer nos dias 6 e 7 de julho, com um navio carregado de 710 containers da BYD Auto.
Essa será a terceira vez que Lula visita Santa Catarina no mandato.
Além de visitar Itajaí, Lula deve visitar as obras do Contorno Viário na capital Florianópolis.
Ao visitar o porto em Itajaí, Luís deve assinar o convênio de delegação da autoridade portuária por mais 25 anos, medida confirmada pelo governo federal ainda em 2023. Também deve falar do arrendamento definitivo do porto por 35 anos.
“Durante quatro anos, vimos o descaso e o abandono com o porto de Itajaí, mas agora, com o governo Lula, o governo da reconstrução, estamos ativando ele de volta. Vamos acompanhar de perto esta visita que promete trazer grandes novidades para o nosso estado”, disse Ana Paula Lima.
Ana e Décio Lima, presidente do Sebrae, estão por trás das conversas da agenda do presidente à Itajaí. Décio disse que essa é a terceira vez que Lula “salva” o porto, lembrando das obras de recuperação do molhe e reconstrução depois das enchentes. Para ele, no governo Bolsonaro foi que ocorreu o descaso.
“Agora, o Porto de Itajaí voltará a operar 100%. Isso vai significar o crescimento do PIB no nosso estado e no Brasil. Isto vai significar geração de emprego e renda. Isto vai significar devolver a Itajaí o seu “Porto Seguro,”, comentou Lima.
*Com informações do Diarinho.