Os ônibus do transporte universitário intermunicipal estão obrigando estudantes de Brusque a andarem quase meia hora em Blumenau, à noite, para poder retornar para casa. Isso se deve ao fato de somente alunos de algumas instituições de ensino serem contemplados com o itinerário dos veículos. A denúncia foi feita pelo vereador Rogério dos Santos (REP) na sessão desta terça-feira (25) da Câmara Municipal.
Segundo Rogério, os estudantes o procuraram há alguns meses para apresentar a reclamação. Em março, por exemplo, ele fez contato com a Secretaria de Educação para que buscasse resolver o problema. No entanto, até agora nada houve de mudança.
Ainda conforme o parlamentar, a resposta que teria sido dada pela Prefeitura é de que não há como alterar o itinerário dos ônibus, pois o percurso atual consta em contrato com a empresa que realiza o serviço.
"Mas é só mudar o contrato, oras", desabafou ele na tribuna.
O vereador disse que tomou conhecimento de estudantes mulheres que chegaram a ser assediadas na rua qua do se deslocavam no escuro pelas ruas até o local onde o ônibus passa, cerca de 20 minutos a pé.
"Vão esperar acontecer alguma coisa com elas? Aí não adianta chorar o leite derramado", frisou.
O vereador cobrou que o prefeito André Vechi e a secretária de Educação, Franciele Meyer, deem atenção ao caso com urgência.
"Ainda, agora, ouvi dizer que avisaram que do dia 1° ao dia 5 de julho não vai ter o transporte. Isso é um absurdo! E quem faz mestrado ou doutorado vai de que? Pegar um Uber?", questionou.