A família brusquense Zucco realiza, anualmente, encontro de familiares para celebração do sacerdócio de Augusto Zucco. Para falar mais sobre este evento, a Rádio Cidade entrevistou, na manhã desta quinta-feira (4), Maria Angélica Sedrez Muller e Renato Zucco.
Segundo Maria, a festa se iniciou em 1975 para comemorar o sacerdócio de 35 anos de Augusto Zucco, tio de Maria e Renato.
Em um dado momento, Angélica conta que os sobrinhos de Augusto pensaram no porquê dos familiares apenas se reunirem em velórios e datas parecidas. Foi então que chegaram em uma conclusão. “Vamos nos encontrar todos os anos,” contou ela.
“Desde 1993 a festa tem data no terceiro domingo de julho. É uma boa época de férias, o pessoal está viajando,” disse.
Muller fala da quantidade de pessoas que já prestigiaram a celebração. “É uma festa que já deu 350 pessoas. Normalmente, nossa média agora é de 250 pessoas,” pontuou.
Com o passar dos anos, a tendência é das famílias criarem raízes em outras localidades. Paralelo a isso, Renato contou dos locais em que descendentes de Zuccos residem.
“Bortolo e Eva Minela vieram da Itália em 1876. Bortolo veio com um irmão e o filho, Pedro. Já Eva estava grávida e, assim que chegaram no Brasil tiveram a Ana. Desses, parece que Pedro foi para Luiz Alves e todos os outros ficaram aqui na região de Brusque. Esse de Luiz Alves é o que ficou mais distante, todos os outros ficaram na área do bairro Poço Fundo,” relatou ele.
Renato ainda explica que a família Zucco de Brusque é originária da comuna de Fonzasa, na Itália, mas que não eram parentes quando vieram ao Brasil.
“Então hoje tem Zucco em Chapecó, no Rio Grande. Porém, nós não conseguimos chegar na árvore genealógica,” finaliza.
O 50º Encontro das Famílias Zucco e descendentes de Angelo e Henriquetta Zucco acontecerá no dia 21 de julho, no Santos Dummont, bairro Santa Terezinha. A programação começa com a recepção às 09h e se estende durante todo o dia com música, sorteio de rifas e comida
Veja a entrevista completa no vídeo acima.