A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, realizará o chamamento de mais 38 agentes comunitários de saúde (ACS) para atuar na rede do município, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Desde 2019 o chamamento estava inteiramente paralisado. Os novos agentes comunitários atuarão a depender de vaga disponível nas localidades em que residem. O ACS é um profissional oriundo da comunidade, como alude a sua denominação, e a necessidade de residir na própria comunidade se faz necessária pelo conhecimento da realidade social que o cerca.
“Esse é mais um passo da saúde do município. Já faz quatro anos em que nenhum ACS era chamado”, comenta a secretária de Saúde, Dra. Thayse Rosa. “Isso é valorizar a Rede Municipal de Saúde e, claro, dar mais acesso a comunidade aos serviços”, finaliza.
Atualmente o município possui 117 Agentes Comunitários compondo as equipes das Unidades Básicas de Saúde, quantidade insuficiente para atingir todas as áreas necessárias. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade e possui uma importante tarefa de desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.