Neve e chuva congelante podem atingir SC na madrugada de quarta

A combinação de uma intensa massa de ar frio e a disponibilidade de umidade cria condições favoráveis para o fenômeno chamado de  precipitação invernal, que traz chance de neve e chuva congelante para Santa Catarina . Essa condição deve ocorrer nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira (9), e a madrugada da quarta-feira (10).

Segundo a equipe de monitoramento da  Defesa Civil, as temperaturas durante esse período devem ficar próximas ou inferiores a 0°C, favorecendo a ocorrência de chuva congelada e/ou congelante, com uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. O tipo de precipitação dependerá da quantidade de umidade presente na atmosfera.

“Para a precipitação de neve ocorrer, é necessária a combinação de vários fatores. A temperatura na camada em 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve permanecer próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta durante seu trajeto até o solo”, informa a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Tipos de Precipitação Invernal

– Chuva Congelada: Ocorre quando um floco de neve passa por uma camada de ar com temperatura positiva durante sua queda, descongelado e congelado novamente ao encontrar uma camada de ar mais frio próxima da superfície. Este fenômeno pode anteceder a queda de neve, sendo comum observar chuva congelada misturada a flocos de neve.

– Chuva Congelante: Acontece quando a precipitação cai na forma líquida, congelando ao tocar uma superfície sólida, quando as temperaturas do ar estão próximas ou abaixo de 0°C. Este fenômeno geralmente acumula gelo em forma de lâmina no solo.

– Neve: É a precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo, com formato hexagonal ou ramificado, ou ainda em formato granular.

A Defesa Civil está monitorando a situação e continuará emitindo alertas para garantir a segurança da população.

Bombeiros atualizam informações sobre acidente no Guarani

Na noite desta terça-feira (9), o Corpo de Bombeiros trouxe mais informações sobre o acidente ocorrido durante a tarde no bairro Guarani, em Brusque. A colisão entre um carro e uma moto ocorreu por volta das 14h42, na rua Ernesto Bianchini. Conforme os militares, no local foi realizado o atendimento no motociclista, um homem de 20 anos, que estava caído na via, consciente e orientado, relatando ter sentido "calor nas pernas". Os primeiros...
Continuar lendo...

Duas pessoas ficam feridas após acidente em Brusque

Duas pessoas foram levadas ao Hospital Azambuja após um acidente entre um carro e uma moto em Brusque. A colisão ocorreu na manhã desta terça-feira (9), por volta das 10h24, na rua General Osório, no bairro Guarani. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local foram encontradas as vítimas, sendo um homem, condutor da moto, que estava consciente e orientado, relatando dores na região das pernas. Já a outra...
Continuar lendo...

Havan paga em torno de R$ 50 milhões em PPR aos colaboradores

A Havan paga, nesta sexta-feira, 12, em torno de R$ 50 milhões de PPR (Programa de Participação de Resultado) aos mais de 20 mil colaboradores.  O pagamento na participação dos resultados da empresa é uma realidade para os colaboradores da Havan desde 2007. O PPR é pago em dois momentos do ano: a primeira parcela em julho e a segunda em fevereiro. Para complementar um salário cheio, a varejista também adianta agora em...
Continuar lendo...