Empresário de Brusque é condenado por furto de energia elétrica

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou sentença que condenou um empresário de Brusque por furto de energia elétrica. Ele havia manipulado medidores com a instalação de resistores justamente para reduzir a leitura do consumo de energia.

A condenação foi de um ano de reclusão em regime inicial aberto e 10 dias-multa. No entanto, a pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos consistente em prestação pecuniária no valor de oito salários mínimos.

A fraude foi descoberta após uma redução de 53,4% no consumo habitual de energia elétrica entre março e outubro de 2013. A perícia revelou que o empresário inseriu resistores no circuito das três fases da corrente elétrica, com prejuízo avaliado em R$ 40.955,21 à concessionária de energia.

Embora os dois sócios proprietários da empresa tenham sido denunciados, apenas o administrador de fato foi condenado, apesar de ter negado a manipulação dos medidores.

Insatisfeito com a sentença, o consumidor recorreu ao TJSC sob o argumento de insuficiência de provas, quebra da cadeia de custódia e inidoneidade do laudo pericial. Também alegou cerceamento de defesa e inépcia da denúncia por falta de individualização das condutas e justa causa. No entanto, o Tribunal rejeitou os argumentos da defesa.

A desembargadora relatora destacou que não haveria razão para que outra pessoa alterasse os medidores de consumo de energia elétrica sem obter vantagem financeira e sem o conhecimento técnico necessário. A decisão foi unânime.

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Azambuja

Uma mulher de 30 anos foi presa em Brusque no início da noite deste sábado (13) pelo crime de tráfico de drogas. A prisão ocorreu por volta das 18h40, na região do bairro Azambuja. Conforme o relatório da Polícia Militar, uma guarnição se deslocou até o local onde, minutos antes, havia sido abordado um usuário que informou com quem e onde havia comprado a droga. A PM divulgou que também realizava o...
Continuar lendo...

Homem tenta atravessar rio nadando e desaparece em Brusque

Um homem desapareceu no rio Itajaí-Mirim em Brusque após tentar atravessá-lo a nado. O fato ocorreu por volta das 14h28 na região da Ponte do Trabalhador, no bairro Santa Rita. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, várias guarnições se deslocaram até o local para fazer o resgate de um homem que, segundo relatos, havia se jogado no rio para atravessar de uma margem até a outra.  Ao chegarem, a...
Continuar lendo...

Melhorias na rede elétrica de Botuverá é pauta da reunião da Celesc e ACIBr

O presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Marlon Sassi, participou, ao lado do diretor executivo da entidade, Cândido Godoy, e do coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Edson Rubem Muller, de uma reunião com o gerente regional da Celesc, engenheiro João Marcos Ribeiro, na última quinta-feira, 11 de julho, em Blumenau. No encontro, foram discutidos os projetos de melhorias da...
Continuar lendo...