A Rádio Cidade recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), o cinegrafista Ivoilson Goulart, mais conhecido por Yves Goulart, que contou para a bancada da RC do seu mais novo trabalho. Yves está lançando nos cinemas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o documentário Aldo Baldin, uma vida pela música, que retrata a vida do já falecido tenor catarinense, Aldo Baldin.
Yves Goulart
Também natural de Urussanga em 1995, Yves iniciou a carreira nos palcos paranaenses. Tem formação em Cinema e fez pós-graduação em Educação na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, onde descobriu sua vocação como diretor, começando assim a construir a sua filmografia.
Em 2010, o cinematografista foi reconhecido internacionalmente, tendo recebido o prêmio Brazilian Press da imprensa brasileira nos Estados Unidos pelo destaque obtido em suas realizações na área de cinema. Ainda no mesmo ano, foi nomeado como “Personalidade Lusófona do Ano” pela Associação CHAMA, da Universidade de Strasbourg, na França.
Aldo Baldin
Aldo, nascido em 1945 e falecido em 1994, é natural de Urussanga, a 17 quilômetros de Criciúma. O tenor é aclamado pela crítica internacional como um dos melhores do mundo.
Baldin gravou mais de 100 álbuns, fez inúmeros concertos com os melhores regentes do mundo e ganhou diversos prêmios, até mesmo um Grammy, o oscar da música, com o disco A Criação, em 1981.
Na entrevista, o diretor disse que planeja trazer o documentário ao Brasil no futuro, mais especificadamente para Brusque, onde possui família.
Para ver a entrevista completa com Yves Goulart, clique no vídeo acima.