Bombeiros de SC finalizam operação no Rio Grande do Sul

Após 75 dias de operação, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) concluiu sua missão de apoio ao Rio Grande do Sul, no enfrentamento à sua maior tragédia climática. Os primeiros bombeiros foram encaminhados ao estado vizinho em 1º de maio, em uma grande Força-Tarefa (FT), organizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina e no dia 15 de julho a última equipe finalizou a missão. 

A operação mobilizou 165 bombeiros militares e 28 cães de busca. Através do trabalho especializado das equipes, foi possível realizar o resgate de 3.051 pessoas e 560 animais. Além disso, foram encontradas 21 vítimas em óbito.

As primeiras equipes a serem mobilizadas foram deslocadas para os municípios de Lajeado, estendendo-se para Cruzeiro do Sul, na região do Vale do Taquari e para Grande Porto Alegre.

Em desastres de grande escala como esse, as operações foram divididas em fases distintas. A primeira fase concentrou-se no resgate prioritário de pessoas e animais vivos, utilizando embarcações nas áreas alagadas e viaturas, além de drones, nas regiões atingidas por deslizamentos.

Na etapa seguinte, o trabalho é dedicado ao resgate de vítimas que possam ter sido arrastadas pelas enxurradas e/ou deslizamentos. Neste momento, o trabalho realizado pelos binômios, dupla formada entre bombeiro militar e cão de busca, é fundamental. Com a ação dos binômios, foi possível encontrar 4 das 21 vítimas.

O trabalho do CBMSC foi além da realização de resgates. Através do serviço aeromédico, em parceria com o SAMU Aeromédico (SES/SAMU) e em conjunto com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), foi realizado o transporte de bolsas de sangue e medula óssea. Foram 02 voos, um saindo de Florianópolis e outro de Joaçaba. Outra ação fundamental foi o transporte aeromédico de pacientes.

"O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina se orgulha de finalizar essa missão. Conseguimos, de forma ágil e seguindo as determinações do Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, chegar ao estado vizinho e realizar o apoio necessário salvando milhares de vidas. Esse é o nosso compromisso com a vida e a segurança dos cidadãos. Nossa expertise em outros desastres naturais em nosso Estado foi importante para dar uma boa resposta a este evento também", afirma o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel Fabiano Bastos das Neves.

Quadricolor segue preparação para enfrentar o Botafogo

Nesta quinta-feira (18), o Brusque realizou mais um treinamento no estádio Augusto Bauer visando o jogo contra o Borafogo - SP pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Luizinho Vieira realizou um treino tático dividido em três partes, além de jogadas de bola parada. A novidade no treinamento foi a presença do lateral-esquerdo Alex Ruan e do centroavante Guilherme Queiróz, que iniciaram o processo de transição.
Continuar lendo...

Divulgado horário de velório e sepultamento de vítima de acidente

A Central Funerária divulgou na noite desta quinta-feira (18) informações sobre o velório e sepultamento de Osmar Luiz Bonecher, conhecido como Marinho, de 66 anos, que morreu após um grave acidente entre dois caminhões na BR-116, em São José dos Pinhais, Paraná. De acordo com a Central Funerária, o velório de Marinho, que era morador do bairro Bateas, está sendo realizado na Capela Mortuária do Parque...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Catarinense lança documentário de Aldo Baldin nos EUA

A Rádio Cidade recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), o cinegrafista Ivoilson Goulart, mais conhecido por Yves Goulart, que contou para a bancada da RC do seu mais novo trabalho. Yves está lançando nos cinemas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o documentário Aldo Baldin, uma vida pela música, que retrata a vida do já falecido tenor catarinense, Aldo Baldin. Yves Goulart Também natural de Urussanga em 1995, Yves iniciou a...
Continuar lendo...