Criminosos usam apagão cibernético para aplicar golpes e coletar dados

O apagão cibernético que afetou o mundo nesta semana tem sido usado por criminosos como isca para aplicar golpes na internet, coletando dados confidenciais de pessoas e empresas. Nos Estados Unidos (EUA), a Agência de Defesa Cibernética (CISA) alertou sobre os riscos de se cair em ações criminosas.

“Vale ressaltar que a CISA observou ameaças de agentes tirando vantagem deste incidente [apagão cibernético] para phishing e outras atividades maliciosas. A CISA pede que organizações e indivíduos permaneçam vigilantes e sigam apenas instruções de fontes legítimas. A CISA recomenda que organizações lembrem seus funcionários de evitar clicar em e-mails de phishing ou links suspeitos”, afirmou o órgão dos EUA.

Phishing é roubo de dados mediante diversas formas de fazer a pessoa entregar a informação para o criminoso. Geralmente, é enviado um e-mail com link que leva para uma página falsa, contaminando o computador com um vírus que rouba dados sigilosos, como informações sobre contas bancárias ou dados sensíveis de empresas.

No Brasil, também têm sido relatado alguns casos de phishing usando como isca o apagão cibernético. Os criminosos oferecem soluções tecnológicas para problemas gerados pelo apagão cibernético. Uma empresa de Brasília enviou, neste sábado (20), um aviso aos seus funcionários.

“A Gerência Executiva de Tecnologia da Informação informa que diferentes atores de ameaça estão aproveitando o incidente relacionado ao CrowdStrike Falcon para realizar campanhas de phishing e outras atividades maliciosas. Foram implementadas medidas para bloquear e-mails maliciosos. No entanto, alguns ainda podem escapar dos filtros”, informou a companhia.

Apagão cibernético
Uma falha na atualização de conteúdo relacionada ao sensor de segurança CrowdStrike Falcon, que serve para detectar possíveis invasões de hackers, foi a causa da falha cibernética desta sexta-feira (19), que deixou milhares de empresas e pessoas em todo o mundo sem acesso a sistemas operacionais, especialmente o Windows, da Microsoft.

Motorista colide carro contra poste no Limeira Baixa

Uma colisão de um carro contra um poste deixou uma pessoa ferida na manhã deste domingo (21), em Brusque. O acidente ocorreu por volta das 06h37, na rua A, no bairro Limeira Baixa. Imagens enviadas por um internauta à reportagem da Rádio Cidade, logo após a colisão, mostram um VW/Gol parado no meio da via após colidir contra o poste. Na imagem é possível que o porte teve sua base destruída e ficou pendurado pelos...
Continuar lendo...

Colisão contra mureta faz motociclista cair em ribeirão em Brusque

Um motociclista foi parar dentro de um ribeirão em Brusque após colidir sua moto contra a mureta de uma ponte. O acidente ocorreu na madrugada deste domingo (21), por volta das 04h13, na Rua Ponta Russa, no bairro Ponta Russa. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local foi verificado que uma moto Honda/CG, conduzida por um homem de 50 anos, havia colidido contra a mureta de uma ponte, projetando o motociclista cerca de seis metros para dentro do...
Continuar lendo...

Adolescente morre após ser atropelado em Blumenau

Um adolescente morreu e outro ficou ferido após serem atropelados por um carro na noite deste sábado (20) em Blumenau. O acidente ocorreu por volta das 18h02, na rua Frei Estanislau Schaette. O motorista do carro foi preso minutos depois de fugir do local. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma das vítimas, com aproximadamente 14 anos, foi atendida e conduzida consciente ao Hospital Santo Antônio com lesões nas pernas e...
Continuar lendo...