UNIFEBE é a segunda em atendimentos gratuitos na região via Receita Federal

Com mais de 600 atendimentos sobre Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, a UNIFEBE é a segunda instituição que mais atendeu gratuitamente na sua região fiscal, por meio do convênio firmado com a Receita Federal. No relatório de 2024, encaminhado pelo órgão, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque ocupa o segundo lugar, num ranking com outras 26 instituições de Santa Catarina e do Paraná. 

“O resultado do Declare Certo, realizado anualmente pelo nosso Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), integrado ao Núcleo de Apoio Contábil (NAC), corrobora com o papel que o projeto desempenha para a sociedade. Com o suporte e apoio da Receita Federal prestamos um serviço sério, de qualidade e de referência na região”, destaca o coordenador de Ciência Contábeis da UNIFEBE, professor Tonico Schlindwein. 

Declare Certo
O Declare Certo é um Projeto de Extensão do curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE, desenvolvido todos os anos, entre os meses de março e maio. Sob a orientação dos professores, os acadêmicos do curso auxiliam a comunidade, atendendo gratuitamente às dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), desde a documentação necessária até como declarar os rendimentos, bens e despesas. 

Neste ano, os cidadãos atendidos foram convidados a responder um questionário e nele indicar se eram obrigados a declarar o IRPF e quais foram suas principais dúvidas. Em comparação a 2023, do total de pessoas atendidas, 5% a menos estavam obrigados à apresentação da DIRPF. “Vale salientar que houve uma alteração na obrigatoriedade de declaração este ano. Os cidadãos que receberam até dois salários mínimos mensais, em 2023, estavam desobrigados de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física este ano”, esclarece o professor. 

Já sobre as principais dúvidas, mais de cem pessoas questionaram quais as situações que obrigam o cidadão a declarar, e mais de 90 buscaram os estudantes para entender quais despesas poderiam ser abatidas nos rendimentos. Como declarar os bens e direitos é a terceira dúvida mais recorrente entre os atendimentos, seguida da documentação necessária, prazos e como declarar os rendimentos. 

Acadêmica da 6ª fase de Ciências Contábeis, Pâmela Martins, participou pelo terceiro ano consecutivo do projeto. A estudante lembra que, antes de iniciar os atendimentos, durante a Curricularização da Extensão, os docentes do curso realizam um intensivo com os alunos, abordando as principais questões relacionadas ao Imposto de Renda Pessoa Física. O conhecimento sobre o tema também é aprofundado durante as aulas dos componentes curriculares Legislação Social e Trabalhista e Prática Contábil em Recurso Humanos. Para Pâmela, a iniciativa contribui com a comunidade, mas principalmente com os futuros profissionais de ciências contábeis. 

“Mesmo a pessoa que já declara, de um ano para o outro, tem algumas dúvidas e questionamentos. Vejo que o Declare Certo contribui tanto com o aprendizado da prática de como declarar IRPF, quanto para a interação com as pessoas, desde a forma de se portar, no domínio da explicação, na comunicação interpessoal. Nos instiga a praticarmos a nossa futura profissão e a vivenciar questões reais”, complementa a estudante. 

Universidade na Comunidade
Para o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, o Declare Certo é um exemplo de como a universidade pode impactar positivamente ao se envolver com as demandas da sociedade. “A articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar possibilita isso. O resultado do ranking da Receita Federal reconhece a extensão universitária como facilitadora nesse processo de levar conhecimento fiscal à população, promovendo uma sociedade mais justa e informada. Parabéns ao curso, professores e estudantes por realizarem esse trabalho com comprometimento e seriedade”, conclui o pró-reitor de Graduação. 

O Declare Certo é uma das iniciativas realizadas por meio do Núcleo de Apoio Fiscal – NAF. Integrado ao Núcleo de Apoio Contábil – NAC UNIFEBE, o NAF é fruto de um convênio de cooperação entre a universidade e a Receita Federal, firmado em agosto de 2017, com o intuito de aproximar a Receita Federal da comunidade e promover formação prática aos estudantes da universidade. O NAF Brusque foi o primeiro da Delegacia da Receita Federal de Blumenau (DRF) a ser implantado na região que abrange 47 municípios, desde Major Gercino até o alto vale catarinense. 

Os atendimentos do NAF são realizados no próprio campus da UNIFEBE, na sala do NAC, pelos professores e acadêmicos de Ciências Contábeis. Com o suporte da Receita Federal, o NAF orienta sobre como proceder e qual a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda, auxilia com informações de inscrição e cadastro do CPF e CNPJ e ajuda no agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal de Brusque.

Cigarros eletrônicos têm substância semelhante à anfetamina, diz estudo

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC), em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou um estudo preliminares sobre os perigos associados aos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos, vapes ou pods. Apesar da proibição desses dispositivos no Brasil pela Resolução RDC nº 855/2024 da ANVISA, que impede sua fabricação e...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Criação ilegal de galos para rinhas é fechada durante operação em SC

Na manhã desta segunda-feira (22), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), desmantelou uma operação de criação ilegal de galos e em situação de maus tratos em Lages. Durante a ocorrência, também foram encontrados objetos e local de rinha para os animais. A ação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão...
Continuar lendo...

BC define que Pix Automático será lançado em junho de 2025

O Banco Central (BC) definiu nesta segunda-feira (22) que o lançamento do Pix Automático para a população ocorrerá em 16 de junho de 2025. A nova data foi divulgada na Resolução BCB N° 402, publicada no site da instituição. A autoridade monetária prevê que o Pix Automático facilitará cobranças recorrentes, a modalidade de cobrança em que o usuário paga periodicamente para ter...
Continuar lendo...