A Secretaria de Infraestrutura Estratégica (SIE) da Prefeitura de Brusque recebeu, nesta quinta-feira (25), a informação da liberação de recursos para o enrocamento de trechos da Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira (Margem Esquerda). O projeto de recuperação, fortalecimento e prevenção de enchentes para as encostas foi aprovado pelo Governo do Estado. A solicitação foi feita devido ao decreto de emergência após as cheias de 2024.
Formalizada em 25 de junho deste ano, a solicitação foi necessária devido aos diversos danos sofridos pela via, causados pelas mais de 12 vezes que o Rio Itajaí-Mirim transbordou em Brusque. O plano de trabalho apresentado destacou a necessidade urgente de reduzir a erosão nas margens do rio e de recuperar a encosta.
O valor da obra supera os R$ 2,4 milhões e o enrocamento será realizada nos dois pontos mais críticos da avenida, onde o rio faz curvas: nas proximidades da Ponte dos Bombeiros e no River Mall.
Atualmente, as calçadas da via estão danificadas, dificultando a passagem dos pedestres. A recuperação das calçadas só poderá ser feita após o fortalecimento das encostas, garantindo a segurança e a estabilidade da infraestrutura local.