A Comissão Organizadora dos Festejos dos “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025” lançou oficialmente nesta quinta-feira, 1º de agosto, no Colégio Cônsul Carlos Renaux a logomarca oficial das comemorações. A logomarca (que simboliza um moinho), será a identidade visual das festividades para as celebrações, que ocorrerão ao longo de 2025.
A cerimônia contou com a presença de Eugenia Tiziana Berti, Cônsul Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, além de representantes de círculos italianos, membros dos Comitês dos Italianos no Exterior e prefeitos de municípios da região, e outras autoridades.
Eugenia Tiziana Berti enalteceu a atividade da comissão para escolher a logomarca e também na organização do evento concluiu dizendo que aquele instante era “momento de respeito aos antepassados, um momento de memória para as novas gerações”.
O deputado estadual Vicente Caropreso, coordenador da comissão organizadora e da Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa, ressaltou a importância histórica da data. “Não se acha uma data ao léu, por acaso. A data existiu, é documental. Esse movimento todo nasceu da história documentada e não inventada”, afirmou.
Brusque, que foi a sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, é historicamente significativa por ter recebido a primeira leva de imigrantes italianos em 4 de julho de 1875. Na ocasião, 108 colonos de diversas regiões da Itália, incluindo trentinos, vênetos e lombardos, chegaram à cidade.