Saúde confirma óbito fetal por transmissão vertical de Oropouche

O Ministério da Saúde (MS) confirmou um caso de óbito fetal causado por transmissão vertical de febre do Oropouche, que acontece quando o vírus é passado  da mãe para o bebê, durante a gestação ou no parto. A confirmação foi feita na sexta-feira (2) no estado de Pernambuco. A pasta informou que a grávida tem 28 anos de idade e estava na 30ª semana de gestação.

Segundo o ministério, continuam em investigação oito casos de transmissão vertical de Oropouche: quatro em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre.

“Quatro casos evoluíram para óbito fetal e quatro casos apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia. As análises estão sendo feitas pelas secretarias estaduais de saúde e especialistas, com o acompanhamento do Ministério da Saúde, para concluir se há relação entre Oropouche e casos de malformação ou abortamento”, disse a pasta.

Até o dia 28 de julho foram registrados 7.286 casos de Oropouche, em 21 estados brasileiros. A maioria dos casos foi registrada no Amazonas e em Rondônia. Até o momento, um óbito em Santa Catarina está em investigação.

Os dois primeiros óbitos pela doença no país foram confirmados na semana passada. Os casos são de mulheres do interior do estado da Bahia, com menos de 30 anos, sem comorbidades, mas que tiveram sinais e sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave.

Transmissão
A transmissão acontece principalmente por meio do vetor Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim ou mosquito-pólvora. No ciclo silvestre, bichos-preguiça e primatas não humanos (e possivelmente aves silvestres e roedores) atuam como hospedeiros. Há registros de isolamento do vírus em outras espécies de insetos, como Coquillettidia venezuelensis e Aedes serratus.

Já no ciclo urbano, os humanos são os principais hospedeiros. Nesse cenário, o mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo e comumente encontrado em ambientes urbanos, também pode transmitir o vírus

Motociclista de 25 anos morre em grave acidente na SC-157

Um motociclista identificado como Luiz Gustavo Mistura Farias, de 25 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (2) após um grave acidente de trânsito na rodovia SC-157, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), de acordo com marcas na pista e o testemunho de uma criança que presenciou o acidente, o motociclista perdeu o controle na curva, saiu da pista e colidiu frontalmente com um...
Continuar lendo...

Barateiro Havan Futsal conquista a sexta vitória na LFF

Na noite da última sexta-feira (02), o Barateiro Havan Futsal enfrentou o Unidep Pato Branco pela 8ª rodada da Liga Feminina de Futsal, em Luiz Alves, e garantiu mais uma vitória importante. Demonstrando superioridade em quadra, o Barateiro controlou o jogo mesmo com o placar apertado. As adversárias não conseguiram oferecer perigo real ao gol da equipe brusquense. O gol decisivo do Barateiro veio dos pés da capitã, Bella, em uma cobrança...
Continuar lendo...

Briga em posto de combustíveis termina com homem esfaqueado

Um homem de 39 anos foi esfaqueado na região do pescoço e no tórax após uma briga com outros dois homens em Blumenau. O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (2), no bairro Itoupavazinha. Conforme o relatório enviado pela Polícia Militar, uma guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio. No local, verificou-se que a vítima havia procurado ajuda em um estabelecimento comercial,...
Continuar lendo...