Justiça derruba liminar que interferiu no andamento do maior concurso da educação

A liminar que determinou alterações nos concursos públicos lançados pela Secretaria de Estado da Educação (SED) foi derrubada pela Justiça. A decisão da desembargadora relatora, Bettina Maria Maresch de Moura, foi publicada pouco depois das 16h desta quarta-feira, 7, e considerou os argumentos apresentados pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC).

Dentre os pontos mencionados pelos procuradores do Estado que atuaram no caso estava o fato de que a medida determinada judicialmente – a inclusão de cotas de 20% das vagas oferecidas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas – depende de autorização legislativa, a qual é inexistente no âmbito estadual. Projeto de lei neste sentido fora discutido pela Assembleia Legislativa em 2023 e rejeitado pelos deputados.

“A Lei n.º 12.990/2014 (reiteradamente utilizada como amparo à pretensão veiculada neste processo) trata, em exclusivo, de concursos no âmbito federal, sendo que no espectro estadual, não produz efeitos e tampouco encontra correspondência”, afirmou a desembargadora relatora em sua decisão. Aduziu, ainda, a julgadora, que “não seria a falta de previsão legal nesta Unidade da Federação, fruto do descaso ou da omissão do Poder Legislativo catarinense, porque a matéria já foi objeto de deliberação parlamentar na Assembleia deste Estado, mas não restou reputada como uma providência obrigatória. Aliás, recentemente, no PL n.º 424 de 2023, a proposta foi rechaçada”.

Dessa forma, o  entendimento da Administração Pública de Santa Catarina, de que a Lei 12.990/2014 aplica-se exclusivamente aos concursos públicos realizados pela União, foi considerado correto. 

Para o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, o resultado do recurso apresentado pela PGE/SC é importante. “A suspensão da liminar preserva a autonomia do Estado de Santa Catarina e de sua Assembleia Legislativa, porque confirma que seria necessária a existência de lei estadual específica para que houvesse obrigação de reserva de vagas para cotistas. Ademais, assegura que o Governo agiu corretamente porque não lhe cabe escolher sobre se deve ou não separar vagas, por sua vontade: só age de acordo com o que prevê a lei. O Supremo Tribunal Federal, ao examinar a prorrogação da vigência da lei federal sobre cotas, foi deferente ao Congresso, declarando que a reserva de vagas não deflui diretamente da Constituição ou de acordos internacionais, mas depende de manifestação expressa do Poder Legislativo local, legitimado a interpretar os valores da sociedade e, a partir deles, fixar as regras de convivência social”. 

Atuaram no caso os procuradores do Estado André Emiliano Uba e Márcio Vicari.

Processo número 5045311-46.2024.8.24.0000.

Homem é preso por descumprir medida protetiva no Azambuja

Um homem de 32 anos foi preso em Brusque na tarde desta quarta-feira (7), após descumprimento de medida protetiva de urgência. O fato ocorreu por volta das 15h, no bairro Azambuja. Conforme o relatório enviado pela Polícia Militar, no local, a guarnição conversou com a vítima, que relatou que seu ex-companheiro a abordou e tentou furtar sua bolsa e também o celular. Em seguida, ele tentou fugir, mas foi localizado e detido pela...
Continuar lendo...

Com novidades, Quadricolor encerra preparação para encarar o Mirassol

Nesta quarta-feira (7), o Brusque Futebol Clube teve um dia agitado. Pela manhã, foram apresentados os dois novos reforços anunciados nesta semana. A tarde o elenco se preparou para o jogo contra o Mirassol, que ocorrerá na próxima sexta-feira (9) no interior de São Paulo. Durante a entrevista coletiva, com a presença do diretor de futebol André Rezini e do presidente do clube, Danilo Rezini, os jogadores recém-chegados falaram sobre...
Continuar lendo...

Carro cai em barranco no retorno da rodovia Antônio Heil

No final da tarde desta quarta-feira (7), um carro caiu em um barranco na região do retorno da rodovia Antônio Heil. O acidente ocorreu por volta das 17h33, no bairro Limoeiro, em Itajaí.  Imagens recebidas pela reportagem da Rádio Cidade mostram um Peugeot/2008 dentro do buraco. Segundo o internauta que registrou as imagens, não havia ninguém no local no momento. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência, inicialmente com a...
Continuar lendo...