Trabalhos de impermeabilização do enrocamento da Beira Rio são iniciados

Foram iniciados nesta quarta-feira (7) os trabalhos de impermeabilização do enrocamento de alguns trechos mais sensíveis da Beira Rio, mais especificamente na curva na altura dos Bombeiros, onde há uma maior erosão da margem.

Para realizar este trabalho, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos irá utilizar 10m³ de areia, 6m³ de pedras de calçamento, 6m³ de rachinha e 50 sacos de cimento, que serão aplicados por uma equipe composta por sete pedreiros, com o auxílio de um caminhão munck.

O principal objetivo desse serviço é garantir a integridade e a eficiência do enrocamento neste trecho, considerado mais sensível por estar justamente numa curva acentuada do rio Itajaí-Mirim, onde a força das águas leva consigo uma considerável quantidade de material da encosta.

Num primeiro momento, os trabalhos serão concentrados apenas nesta localidade, por ser o trecho de maior erosão. Entretanto, toda a extensão do rio será monitorada e, em caso de necessidade, os trabalhos poderão ser levados a outros pontos.

Esta etapa de impermeabilização do enrocamento é considerada de suma importância em todo o projeto. “As pedras detonadas são irregulares, então com o trabalho de enrocamento para a contenção de encosta, em sua montagem é normal que fiquem falhas entre uma pedra e outra, pois elas não se encaixam. Essas falhas permitem que a água penetre e aos poucos retire o material de apoio da sustentação, assoreando por trás das pedras. Essa erosão faz com que as pedras caiam”, explicou o chefe da equipe de pontes, Adailton Galdino.

“O objetivo da impermeabilização é evitar essa erosão. Já temos exemplos da aplicação desse serviço em áreas de pontilhões e o resultado é bastante satisfatório. No caso da curva na Avenida Bepe Rosa, o intuito é aplicar esse concreto exatamente na direção em que a água bate de frente ao enrocamento. As falhas são preenchidas com pedras menores e concreto, eliminando assim a entrada da água. A gente sabe que a natureza tem força para tudo, mas o objetivo aqui é impedir ou dificultar a erosão”, concluiu.

Catarinense fica como quarto colocado no skate park nas Olimpíadas de Paris

O Brasil teve, entre os oito melhores finalistas na categoria Skate Park, três brasileiros, que competiram pela medalha de ouro na tarde desta quarta-feira (7), mas o destaque vai para o catarinense Pedro Barros. Pedro, natural de Florianópolis e representante de Santa Catarina nas Olimpíadas de Paris 2024 ficou como quarto colocado na competição. Ele conseguiu se manter como finalista pela segunda vez, como fez nas Olimpíadas de Tóquio, em...
Continuar lendo...

Estuprador de Brusque é preso pela polícia no Paraná

Um homem condenado pela prática do crime de estupro de vulnerável foi preso na manhã desta quinta-feira (8) na cidade de Campo Mourão, no Paraná. O crime, ocorrido na cidade de Brusque no ano de 2011, foi processado e julgado pela Vara Criminal da Comarca de Brusque, estando o autor dos fatos foragido desde o mês de abril do corrente ano. Após identificar o município onde o condenado se escondia, policiais da DPCAMI (Delegacia de...
Continuar lendo...

Colisão entre moto e carro teria feito mulher sofrer fratura exposta

Um acidente entre uma Honda Biz e um veículo Fiesta deixou duas pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (8), por volta de 07h35. A colisão ocorreu entre a Rua Luiz Dada e Rua do Cedro, no bairro Souza Cruz, em Brusque. A Rádio Cidade esteve no local e registrou o acidente em fotos. Segundo informações preliminares colhidas por testemunhas no local, o condutor do Fiesta estava saindo da Rua Luiz Dada e quando foi entrar na Rua do Cedro, acabou por...
Continuar lendo...