A Paróquia São Luís Gonzaga realizou neste sábado, 10 de agosto, o tradicional encontro de catequistas. O evento, que reuniu cerca de 140 catequistas da Iniciação à Vida Cristã (IVC), de Batismo, Noivos e Adultos, teve como objetivo reunir os formadores para fortalecer e renovar a fé. Ministrado pelo padre Fernando Teckler, o tema principal foi o Ano da Oração, em preparação ao Jubileu da Esperança.
“Em 2025 nós, como Igreja, celebraremos o primeiro grande Jubileu do terceiro milênio e durante 2024 o papa Francisco pediu para que fosse o ano da oração. Então hoje trouxe para os catequistas a importância da oração e a busca de um diálogo com Deus. As reflexões do encontro giram em torno de três textos bíblicos: o primeiro quando Jesus ensina o Pai Nosso; o segundo do Cego Bartimeu; e o terceiro da transfiguração de Jesus”, explicou padre Fernando Teckler.
Ele ainda ressalta que nunca se está totalmente saciado na intimidade com Deus e por isso é importante ter momentos de fortalecimento como o encontro. “A proposta do retiro é que os catequistas tenham um momento mais profundo com Jesus para que possam transmitir aos catequizandos essa experiência. Somente no céu estaremos em plena comunhão com Deus, enquanto Igreja neste mundo precisamos constantemente buscar essa intimidade que nos toca, cura e ilumina”, ressaltou padre Fernando.
Catequese na Paróquia
A coordenadora paroquial da Catequese de Iniciação à Vida Cristã (IVC), Grasiele Dalbosco de Oliveira, conta que cerca de 250 catequistas servem na paróquia, atendendo mais de 1200 crianças. Ela explica que o processo de formação dura cinco anos, iniciando com a participação dos pais e, em seguida a criança ingressa na catequese.
“O IVC começa com seis encontros com os pais e após esse momento as crianças iniciam sua catequese. A primeira etapa vai até a Primeira Comunhão. Depois continua a mistagogia e no quinto ano ela é crismada. O encontro de hoje veio para fortalecer nossos catequistas, para que Jesus continue a frente da missão e que eles não desanimem nesta caminhada”, pontuou.
Da mesma forma falam os coordenadores paroquiais da catequese de Noivos, Tânia Cardoso da Silva e Marcelo da Silva. Eles, que coordenam cerca de 30 casais de catequistas, ressaltam que somente neste ano mais de 120 noivos já receberam o certificado da formação em preparação para o Matrimônio.
“Temos uma grande procura pela catequese de Noivos. Cada casal de catequistas está atendendo pelo menos três turmas de catequizandos, que tem duração de dois meses. Nossa missão é orientar e passar segurança para os noivos que se preparam para o sacramento do Matrimônio, então precisamos sempre buscar a espiritualidade e momentos como os de hoje são de suma importância na nossa caminhada. Acredito que todos os formadores estão saindo mais fortes e preparados para repassar essa experiência para as turmas da catequese”, afirmou Tânia.
Coordenando a Catequese de Batismo, Maria da Glória Almeida conta que cada comunidade mantém cerca de seis catequistas. O curso de preparação inicia com a procura dos pais para batizar o filho, sendo que a formação conta com uma visita à família e quatro encontros. Ela lembra que os formadores precisam sempre estar abastecidos da palavra de Deus.
“Para a nossa missão é importante estarmos conectados com Jesus e seus ensinamentos. O catequista precisa ser uma pessoa ungida, que busca Deus, conhece o evangelho e que segue o que ele diz. Então o dia de hoje é importante para saciarmos a fome espiritual e nos mantermos firmes na fé, principalmente na nossa missão de preparar para esse sacramento tão especial que é o batismo”, finalizou.