Na manhã desta segunda-feira (12), a equipe de jornalismo da 92.3 FM entrevistou o procurador geral de Brusque e presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, para debater sobre diversas pautas que acontecem na cidade.
Inicialmente, Oliveira comentou sobre o Dia do Advogado, que foi comemorada no dia 11 de agosto. Rafael citou que para comemorar essa data, é feito uma costela fogo de chão para gerar descontrações.
“O Doutor Eduardo Decker, mais conhecido como Maninho pelos amigos, ele faz esse evento, uma costela fogo de chão há anos e isso reúne a advocacia e os familiares para esse momento. Há algumas palestras antes, como na Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e evento na comissão Jovem Advogado,” disse.
Vocações
O advogado contou um pouco do próprio ponto de vista sobre a atual advocacia. Para ele, os estudantes de direito devem estudar e atuar no que gostam, porém precisam compreender se aquela área fará com que o escritório se mantenha.
“A gente não consegue em uma cidade como Brusque, ter uma um nicho muito específico (de setores de advocacia). Isso pode ser uma grande armadilha, porque você pode ficar muito bom em algo que não tem cliente,” relatou Niebuhr.
Maia também falou da quantidade de advogados registrados na OAB em Brusque. “Aqui tem quase 850. Da última vez que vi eram 835. Todos ativos.”
Nova Comarca em Guabiruba
O procurador geral disse que havia uma certa garantia desta nova Comarca em Guabiruba na antiga presidência do tribunal, do Doutor Blásio, que saiu do cargo para permitir que o vice assumisse o posto um mês antes. “Essa estratégia prejudicou, de certa maneira, o futuro da Comarca de Guabiruba,” pontuou. Ele também explicou que o novo presidente possui uma nova ideia sobre a construção de prédios. “Ele (atual presidente) entende que estamos em um momento de não construir prédios. Hoje, a situação é de pessimismo da criação desta Comarca,” relatou.
Para conferir a fala completa, assista a entrevista no vídeo acima.



