Forças de segurança intensificam o combate à violência contra a mulher em SC

As forças de segurança de Santa Catarina (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica) estão intensificando, no mês de agosto, as ações repressivas e preventivas contra a violência doméstica e familiar e o combate aos crimes contra a mulher no estado.

Os trabalhos fazem parte da operação nacional Shamar, cujo nome, em hebraico, significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Em Santa Catarina, a coordenação estadual é feita pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), com a participação do setor de inteligência para levantamento e acompanhamento das ocorrências e estatísticas e executada pelas forças de segurança.

Estão previstas ações como instauração de inquéritos e força-tarefa para procedimentos em andamento, levantamento de mandados em aberto, averiguação de denúncias, palestras e panfletagens pelas corporações, atendimentos às vítimas, diligências e fiscalizações e realização de exames periciais, entre outras.

A Polícia Civil de SC tem canais que atendem 24 horas as vítimas de violência doméstica, seja pela delegacia virtual, onde pode inclusive ser solicitada a medida protetiva, ou presencial na delegacia. Hoje são 34 Salas Lilás ativadas no estado; 32 DPCAMIs, que são delegacias especializadas; o programa PC Por Elas e outros projetos interessantes como “A Mulher Tem Voz” e o “Papo de Homem” que promove a reflexão sobre temas com agressores, além de palestras e rodas de conversas conduzidas por policiais que atuam nas DPCAMIs para adolescentes e adultos.

Dia 14

Nesta terça-feira (14), haverá uma grande ação coordenada em todos os quartéis do Corpo de Bombeiros do estado. Durante um minuto, as sirenes serão acionadas para chamar a atenção e fazer o alerta sobre a Campanha de Combate à Violência Doméstica.

Indústria pega fogo e funcionários controlam chamas

Uma indústria de defumação de carnes pegou fogo na tarde desta terça-feira (13), por volta de 14h13. O caso foi registrado na Rua Antônio Gesser, no bairro Belchior, em Gaspar. Segundo os bombeiros, populares relataram que o incêndio iniciou em duas estufas que faziam o aquecimento de lenhas, as quais faziam a defumação das carnes. Com o sobreaquecimento, a cobertura da edificação também foi afetada pelas chamas,...
Continuar lendo...

Confira os dois candidatos à Prefeitura de Botuverá

Após convenções realizadas na quinta-feira (1) e segunda-feira (5), foram anunciadas as candidaturas que irão concorrer à Prefeitura de Botuverá nas Eleições 2024. Para disputar o cargo de prefeito, foram oficializados os políticos (em ordem alfabética): Alex Tachini (PP) e José Luis Colombi (MDB). A candidatura de Alex tem como vice César Dalcegio (PP), que engloba com a chapa do PSD. Já o...
Continuar lendo...

Drenagem é concluída na Bacia Victor Meirelles, no bairro Santa Rita

Mais um passo concluído nas obras de macrodrenagem da Bacia Victor Meirelles, no bairro Santa Rita. Desta vez, as equipes finalizaram totalmente a drenagem das vias. O investimento de R$4,3 milhões, garantiu a drenagem da rua Pomerode e Victor Meirelles, além da pavimentação asfáltica das vias. Os trabalhos devem ser totalmente concluídos até dezembro. Com a conclusão do sistema de drenagem, as próximas etapas da obra...
Continuar lendo...