Na manhã de segunda-feira (12), o Hospital Imigrantes enfrentou longas filas de pacientes à espera de atendimento, gerando diversas reclamações sobre atrasos, falhas e demora no serviço. Uma mulher de 46 anos relatou ter chegado ao hospital às 5h da manhã para realizar um procedimento agendado — a aplicação de uma injeção intraocular — e só foi liberada às 14h30. Casos semelhantes têm ocorrido em outros dias, conforme apurado pelo jornalismo da Rádio Cidade.
Imagens enviadas à emissora mostram os corredores do hospital lotados, com pacientes em cadeiras de rodas, grupos sentados em bancos e muitos outros em pé, aguardando atendimento.
A Rádio Cidade procurou a assessoria do hospital, que enviou uma nota na tarde de terça-feira (13).
Na nota, o Hospital Imigrantes mencionou a importância de um “atendimento humanizado” e o esforço em agilizar as demandas para "diminuir as filas". No entanto, o comunicado não especifica quais ações concretas serão tomadas para resolver os problemas apontados.
Nota do Hospital
O Instituto Maria Schmitt (IMAS), que administra o Hospital e Maternidade Imigrantes em Brusque (SC), informa que os atendimentos estaduais via Sistema Único de Saúde (SUS) seguem a ordem de chegada.
Referência regional e considerado o maior ambulatório SUS de Santa Catarina com atendimento em mais de 20 especialistas, o Hospital atende pacientes de diversos municípios e realiza mutirões, com o objetivo de agilizar a resolução das demandas e diminuir as filas de espera.
Muitos desses pacientes chegam em carros compartilhados, ambulâncias e até ônibus, o que, em muitos casos, resulta na chegada simultânea de vários pacientes, gerando um fluxo elevado de pessoas na unidade.
Desde o acolhimento até a alta, o hospital se dedica a oferecer o melhor cuidado possível a cada paciente. O IMAS reafirma seu compromisso com um atendimento humanizado, atencioso e centrado no paciente, conduzido por uma equipe de profissionais qualificados.