A cidade de Brusque é fomentada pelo turismo religioso. Para conversar sobre o tópico, a 92.3 FM entrevistou, na manhã desta segunda-feira (19), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky.
Brusque tem um grande chamado quando se trata do turismo religioso, que vai desde as igrejas e templos, festas da paróquia de Azambuja, Museu Arquidiocesano Dom Joaquim até a paróquia de São Luiz Gonzaga. A culinária também se faz presente do meio das festas das comunidades, impulsionando ainda mais o turismo local.
Na região, temos, como exemplo, as cidades de Nova Trento e São João Batista, que são procuradas pela Comunidade de Santa Paulina e pela Casa Bethânia, respectivamente.
Ideias
A secretaria está visando estratégias para tornar o turismo religioso na região forte novamente. Inicialmente, Valdir contou de como a população de Florianópolis era um público presente na tradicional festa de 15 de agosto em Brusque.
“Centenas de ônibus vinham de diversas localidades do estado, e Florianópolis, que era o foco principal da vinda das pessoas para cá, se tornava um problema para o transporte coletivo urbano, pois eram quase todos alugados para vir à Brusque,” disse.
Através de reuniões já realizadas, Walendowsky contou que houve trabalhos que haviam sido iniciados e depois cessados, mas que voltaram a ser pauta da secretaria novamente.
Projeto arquitetônico
Segundo o secretário, a igreja de São Luiz Gonzaga foi projetada pelo alemão Gottfried Böhm, ganhador do Prêmio Pritzker de 1986, que é o Oscar da arquitetura mundial. Além desta igreja em Brusque, o alemão também ajudou a projetar outra igreja em Blumenau, tendo concluído dois feitios em Santa Catarina.
Além da igreja de São Luiz Gonzaga, Valdir ressaltou o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. Conforme Walendowsky, é um dos museus que possui a maior quantidade de obras sacras expostas no Brasil.
Objetivo
Por fim, o secretário pontuou que querem ajudar Santa Catarina. A ideia pautada nas reuniões não é a de fazer uma “ilha” na região, mas de contribuir com o desenvolvimento do estado.
“Nós discutimos isso na reunião e todos concordam com esse pensamento, com esse princípio,” concluiu.
Clique no vídeo acima para assistir a entrevista completa.