Novas tarifas da Celesc são aprovadas pela ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou nesta terça-feira (20), o reajuste anual da Celesc. O efeito médio ao consumidor ficou em 3,02%, abaixo da inflação de 4,50% do período (IPCA).

Para os consumidores do Grupo A, que representam as indústrias e grandes empresas com fornecimento em alta tensão, o reajuste foi ainda menor, apenas 0,75%, mantendo a competitividade do setor industrial de Santa Catarina pelo segundo ano consecutivo.

Para os consumidores do Grupo B, que incluem as residências, pequenos comércios e consumidores rurais conectados em baixa tensão, o reajuste foi de 4,19%, um patamar controlado e abaixo dos índices de inflação, garantindo que o impacto seja o menor possível para esses consumidores.

A tendência é que a tarifa da Celesc continue figurando entre as menores para as empresas com mais de 500 mil unidades consumidoras à medida que as demais distribuidoras comecem a anunciar seus reajustes.

“Comparando com as outras concessionárias com mais de 500 mil consumidores continuaremos com uma das tarifas mais baixas do País. É uma prova de que a Celesc está no caminho certo, sendo uma empresa cada vez mais forte e eficiente,entregando energia com qualidade e um preço justo”, destaca o presidente da Companhia, Tarcísio Estefano Rosa, ressaltando que as tarifas para o setor produtivo continuam baixas. “Esse cenário favorável contribui para a redução de custos das empresas, atrai investimentos e fortalece o desenvolvimento econômico da região, beneficiando toda a cadeia produtiva do estado de Santa Catarina.

Para os consumidores residenciais a notícia também é positiva, pois nos últimos anos o reajuste da tarifa residencial da Celesc (os consumidores residenciais representam 80% do total de clientes) permanece em patamar inferior ao dos dois principais índices de inflação: IPCA e IGP-M. Acompanhe o gráfico abaixo:

As novas tarifas entram em vigor a partir de 22 de agosto de 2024 considerando toda a área de concessão da empresa. Entre os itens que mais impactaram no processo de reajuste anunciado pela ANEEL estão os custos com a compra de energia e os componentes financeiros do ciclo anterior.

“É importante esclarecer ao consumidor que o valor que ele paga na sua conta de luz não fica integralmente com a Celesc. A maior parte desse recurso nós apenas repassamos, como os custos para a compra de energia, despesas de transmissão, encargos setoriais e os tributos, por exemplo. Na prática, a cada R$ 100 pagos pelo cliente, apenas R$ 16,40 fica com a Companhia”, explica a diretora de Gestão de Energia e Regulação, Pilar Sabino.

Esse valor destinado à atividade da distribuição de energia, a chamada Parcela B, é o valor que a Celesc recebe para pagar sua força de trabalho, para manter e operar todo o sistema elétrico, realizar investimentos em novas redes de energia, subestações e linhas representou apenas 0,55% do efeito médio do reajuste, conforme demonstrado acima.

Motorista de app usa bolsa esquecida para comprar picanha

Um homem de 23 anos foi preso na tarde do último domingo (18) após ser acusado de furtar e utilizar cartões de crédito de uma mulher que havia esquecido a bolsa em seu carro. Ele usou os cartões para comprar uma peça de picanha e tambem em um posto de combustíveis. O fato ocorreu por volta das 14h, na cidade de Balneário Camboriú, mas o homem foi detido em Itajaí. Segundo informações da Guarda Municipal de...
Continuar lendo...

Ex-estagiária de Direito é presa presa após vazar operação a criminosos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado - DRACO/DEIC, realizou, na manhã de hoje (20), operação policial em Florianópolis para dar cumprimento a mandado de prisão expedido em desfavor de uma estudante de faculdade de direito, que está sendo investigada por seu envolvimento com organização criminosa.   Após a deflagração da 2ª fase da operação Tio...
Continuar lendo...

Inscrições abertas para o concurso de realeza adulta da Fenarreco

O sonho de muitas meninas é ser uma princesa, mas em Brusque, a realeza tem um toque especial. Quem carrega o nome e a tradição da cidade, além de representar a festa mais gostosa do Brasil, é a realeza da Fenarreco. Uma nova oportunidade de representar a Fenarreco chegou. Estão abertas as inscrições para o concurso da realeza adulta, que seguem até o dia 20 de setembro. Serão eleitas a Rainha, 1ª Princesa e 2ª...
Continuar lendo...