Na tarde desta quarta-feira (21), pacientes que estavam na UBS do bairro Águas Claras presenciaram o momento em que uma mulher jogou um computador e outros objetos que estavam sobre o balcão no chão. O motivo seria que ela não teria entendido as explicações dos funcionários, o que a deixou revoltada, levando-a a destratar todos no local e a jogar os objetos.
Segundo informações obtidas pela reportagem da Rádio Cidade de uma pessoa que presenciou os fatos, uma paciente da UBS está em tratamento e utiliza uma sonda para alimentação. Essa paciente está sendo acompanhada por vários especialistas, e na tarde desta quarta-feira (21), a filha dela foi até a unidade para saber sobre uma consulta com a nutricionista. A consulta foi marcada em caráter de urgência e o agendamento foi entregue a ela, no entanto, a filha começou a questionar por que sua mãe teria que consultar com o cirurgião geral antes, se o primeiro atendimento não deveria ser com a nutricionista.
Foi explicado que a consulta com o cirurgião seria apenas para avaliação, que a cirurgia não aconteceria naquele dia, e que ela não precisava se preocupar. Além disso, foram esclarecidos outros procedimentos e exames que a mãe teria que realizar, incluindo um retorno com um médico gastroenterologista, que já havia solicitado um exame mais específico.
A fonte informou que, durante a explicação, a mulher começou a se exaltar e afirmou que "ninguém na UBS prestava e ninguém fazia nada pela mãe dela." Os funcionários pediram que ela fosse mais educada, explicando que ninguém a estava desrespeitando e que, caso continuasse, seria configurado desacato e a Polícia Militar seria chamada. Nesse momento, a mulher se irritou ainda mais, foi até a recepção, e jogou tudo no chão.
Em seguida, ela ficou na frente da UBS ao telefone e, ao perceber que os funcionários estavam chamando a polícia, ela foi embora.
A fonte informou que, no momento, a Polícia Militar está no local fazendo um boletim de ocorrência.
Nota oficial da Prefeitura
"A Secretaria de Saúde de Brusque, através da Secretaria de Comunicação Social, a pedidos de alguns veículos de comunicação, vem a público esclarecer sobre o fato ocorrido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Águas Claras.
O incidente na UBS Águas Claras envolveu a filha de uma paciente e a equipe profissional presente no local. A filha compareceu à unidade para obter informações sobre o agendamento da consulta com a nutricionista para sua mãe.
Na ocasião, foi entregue a guia com a consulta agendada para o dia 16 de setembro, sendo que a paciente já havia recebido anteriormente o agendamento para uma consulta com o cirurgião geral, prevista para ocorrer antes da consulta com a nutricionista.
A filha demonstrou insatisfação com o fato de a consulta com a nutricionista ser agendada após a consulta com o cirurgião, considerando a urgência do quadro clínico. Durante o atendimento, a filha alterou o tom de voz, dirigiu ofensas aos servidores e, descontentemente, derrubou objetos e um computador da recepção, causando danos ao patrimônio da unidade.
A Polícia foi chamada ao local, e a usuária deixou a UBS"