Brusque e Gmina Popielów, na Polônia, assinam Carta de Intenção

Neste ano, os brusquenses comemoram os 155 anos da chegada dos imigrantes poloneses no Brasil. E nesta segunda-feira (26), as cidades de Brusque e Gmina Popielów, da Polônia, assinaram uma carta de intenção, que torna as cidades-irmãs. 

Na ocasião, estavam presentes os representantes da Prefeitura de Brusque, além da prefeita de Gmina Popilów, Sybilla Stelmach, o vice-prefeito Artur Kanzy-Budzicz, o presidente do Conselho Comunal de Gmina Popielów, Joanna Widacha-Cichón e o ex-Cônsul da República da Polônia em Curitiba, no Paraná, Marek Makowski.

Esta é a primeira vez em 155 anos da história da Imigração Polonesa no Brasil, que autoridades de Gmina Popielów, sede administrativa de Stare Siolkowice, comunidade de onde partiram em 1869, as primeiras 16 famílias de imigrantes poloneses para o Brasil, com destino à Colônia Príncipe Dom Pedro, hoje Brusque, vem ao município.

A minuta da Carta de Intenções foi elaborada pelos servidores da Prefeitura de Brusque: Rodrigo Fischer Silveira de Souza e Camila da Silva, que integram a equipe brusquense que está à frente da gestão da parceria que Brusque já possui com o distrito de Karlsruhe, na Alemanha.

A prefeita de Gmina Popielow, diz que se sente orgulhosa com assinatura da carta. “Me sinto orgulhosa desta carta, que será um marco de aproximação dos municípios no futuro. Estamos impressionados com a cidade, que é muito linda. Este é um momento histórico que garantirá, não só um resgate da história mas também o futuro. Garantirá uma cooperação que renderá benefícios para os dois municípios”.


Durante a cerimônia, autoridades de ambas as cidades, trocaram presentes oficiais e o presidente da Fundação José Walendowsky, Luiz Antônio Loyola Walendowsky, entregou à prefeita Gmina Popielow o projeto da Praça Imigrantes da Polônia. O Museu Casa de Brusque fez a entrega de um pedido de intercâmbio de conhecimento entre entidades afim.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Valdir Walendosky, destacou os principais objetivos da parceria: promoção do patrimônio histórico e de intercâmbios culturais e educacionais, cooperação para a promoção do turismo, estabelecimento de parcerias comerciais e industriais, incentivando o desenvolvimento econômico sustentável e o compartilhamento de boas práticas; incentivo aos empresários à cooperação tecnológica e à inovação; colaboração em iniciativas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

“As culturas alemã, italiana e polonesa construíram nossa cidade e contribuíram para que hoje nos sejamos uma das 10 maiores economias do estado. Para celebrar e perpetuar nossas origens, em breve, teremos, por meio da Fundação Cultural o ensino dos três idiomas”, anunciou o secretário.