Solicitações e denúncias na Fundema serão realizadas de forma digital

A partir a próxima quarta-feira (4 de setembro) todos os processos da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) deverão ser protocolados de forma on line, por meio do site https://brusque.atende.net. A iniciativa visa dar celeridade ao trabalho, além de evitar deslocamentos e filas.

A medida é válida para solicitação de autorizações e licenças, e para denúncias ambientais, que poderão, inclusive, ser feitas de modo anônimo. Também podem ser feitas solicitações de terraplanagem, corte de árvores isoladas, autorização para emissão sonora, declaração de atividade não constante, licenças ambientais, entre outras.

As solicitações devem seguir as Instruções Normativas atualizadas (disponíveis em https://brusque.atende.net/cidadao/pagina/instrucoes-normativas/), já baseadas nas novas resoluções CONSEMA 250/2024 e 251/2024, que substituíram as resoluções 98/2017 e 99/2017 e estarão disponíveis também no dia 2 de setembro.

“Nosso objetivo é dar uma maior comodidade ao cidadão, além de celeridade e transparência aos processos. Entendemos que haverá uma adaptação e nossos servidores estão à disposição para auxiliar e responder dúvidas”, pontua o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger.

Confira o passo a passo para solicitar novas licenças e autorizações ambientais:

1) Entrar no site brusque.atende.net

2) Fazer login no atende.net usando o cadastro do Requerente;

3) Digitar “Licenças Ambientais” diretamente na caixa de pesquisa;

4) Clicar em “Incluir Solicitação de Licença”;

5) Clicar em “Tipo de Solicitação”, selecionar o tipo de solicitação, e clicar em “Selecionar”;

5) Escolher a atividade a ser licenciada (segundo a resolução CONSEMA 251/2024), e a quantidade a licenciar (valor do parâmetro, por exemplo Área Útil ou QT), o Licenciado (pessoa física ou empresa), e o Responsável Técnico

6) Especificar o endereço do empreendimento a licenciar

7) Carregar documentos obrigatórios e opcionais. Nota: o processo apenas irá ser encaminhado para análise dos técnicos após todos os documentos obrigatórios (segundo as Instruções Normativas) tiverem sido anexados ao processo.

8) Para efeitos de renovação de licença, o prazo mínimo de 120 dias será contabilizado a partir do carregamento de todos os documentos obrigatórios – segundo a instrução normativa pertinente. A ausência de documentos poderá ser justificada, desde que de maneira fundamentada, mediante carregamento de ofício em PDF, assinado pelo responsável técnico.

9) Apresentação de condicionantes: entrar no sistema, e selecionar a aba “Licenças Emitidas”, buscar e selecionar o processo referente à Licença, e clicar no botão “Prestar Contas”.

 
Processos já abertos

Processos de licenciamento com protocolo já aberto, cuja documentação não foi ainda entregue, favor protocolar novamente no sistema digital e enviar e-mail solicitando aproveitamento da taxa já paga, quando for o caso, para fundema@brusque.sc.gov.br (usando como assunto: “TAXA – No. do protocolo – nome da empresa”), informando protocolo antigo e novo protocolo já aberto no sistema digital.

Processos abertos cuja documentação já tenha sido entregue, e demais processos mais antigos, continuarão no procedimento antigo do processo físico.
 

Condicionantes de licenças já emitidas

Apresentação de condicionantes das licenças e autorizações já emitidas no processo físico: 1) fazer o upload dos documentos (em formato PDF) no processo já existente, buscando “Consulta de Processo Digital” no site brusque.atende.net (deve ser feito pela conta do requerente no sistema atende.net); 2) avisar a entrega enviando um e-mail para licenciamentofundema@brusque.sc.gov.br (usando como assunto: “CONDICIONANTES – No. do protocolo – nome da empresa”).

Denúncias

Denúncias ambientais poderão ser feitas no site https://brusque.atende.net

1) Clicar em AUTOATENDIMENTO > Cidadão > Processos > Denúncias Ambientais; ou digitar “Denúncias Ambientais” diretamente na caixa de pesquisa;

2) Escolher se quer se identificar ou não. Para se identificar é necessário fazer login no sistema (com os dados do Cadastro Único da prefeitura) ou preencher o formulário de identificação. Caso a denúncia seja anônima, o denunciante não vai conseguir acompanhar o andamento da denúncia;

3) Informar as pessoas e/ou empresas denunciadas;

4) Informar o endereço da denúncia;

5) Informar todos os dados da denúncia;

6) Se desejar, anexar documentos (fotos, vídeos, etc.). 

As denúncias podem ser feitas também através do telefone/Whatsapp 47 98873-1826, ou pessoalmente na FUNDEMA (Rua Pedro Werner 202, bairro Centro II).

Secretário diz que problemas em via do Rio Branco já estão mapeados

A Rádio Cidade entrou em contato com o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, para esclarecer informações referentes aos problemas em que uma parte da Rua Ernesto Bianchini, no bairro Rio Branco, em Brusque, vem sofrendo. As questões da rua são de buracos e vazamento de esgoto, que além do mau cheiro, ambos se alastraram para a calçada, impedindo com que bicicletas e pessoas transitem pelo ambiente. O problema também prejudica os...
Continuar lendo...

Semifinais da modalidade Bocha Vale Tudo feminino marcam esta quarta

A competição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs) continua nesta quarta-feira (28), com a disputa das semifinais da modalidade Bocha Vale Tudo feminino, às 19h30. Na Sociedade Laranjeira, se enfrentam as comunidades Águas Claras x Limoeiro e na Sociedade São Paulo, ocorre a disputa Primeiro de Maio x Santa Rita. A terceira rodada da modalidade Futsal masculino livre começa hoje, a partir das 19h30, com quatro partidas. Já...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Buracos e vazamento de esgoto tomam parte de via no Rio Branco

A Rádio Cidade tomou conhecimento - por meio da reclamação de um ouvinte que preferiu não se identificar - do vazamento de esgoto e de três buracos, ambos localizados na Rua Ernesto Bianchini, no bairro Rio Branco, em Brusque. A pauta foi, inclusive, repassada ao programa Rádio Revista Cidade, da 92.3 FM, na manhã desta quarta-feira (28). Os problemas se concentram próximo à entrada da Rua da Varginha. Segundo a...
Continuar lendo...