Hospital Azambuja realiza primeira cirurgia de escoliose pelo SUS

O Hospital Azambuja deu um importante passo nesta semana ao realizar a primeira cirurgia de escoliose pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Brusque. Até então, o procedimento era disponibilizado apenas para pacientes particulares ou conveniados, mas, com o credenciamento do hospital para cirurgias de Alta Complexidade em Ortopedia e Traumatologia, essa realidade mudou. A cirurgia foi realizada pelo Dr. Rafael Barreiros Hoffmann e pelo Dr. Francisco Marcondes Penha, que contaram com o apoio do neurofisiologista Dr. Luciano da Silveira,  responsável pela monitorização neurológica intraoperatória, da anestesiologista Dra. Renata Gullini, de dois instrumentadores, da equipe de enfermagem e de uma acadêmica intercambista da Unifebe.

Para o Dr. Rafael Barreiros Hoffmann, a realização da primeira cirurgia de escoliose pelo SUS no Hospital Azambuja representa um marco tanto para a instituição quanto para a comunidade de Brusque. "Há quase dois anos, o hospital foi credenciado para a realização de cirurgias de alta complexidade em ortopedia e traumatologia, o que permitiu que pacientes, antes encaminhados para cidades como Itajaí, Blumenau e Florianópolis, pudessem ser tratados aqui em nosso município. Desde então, diversos procedimentos foram realizados, beneficiando muitos pacientes", explica.

Superando desafios para ampliar o acesso
Segundo Hoffmann, até o momento, as cirurgias para correção de deformidades na coluna pelo SUS não eram possíveis devido a questões logísticas, especialmente a falta de equipamentos adequados. “Hoje, ao realizar esta cirurgia, consolidamos, mais uma vez, a capacidade estrutural e profissional do Hospital Azambuja para a realização de cirurgias de grande porte em nossa instituição”, ressalta.

O diretor administrativo do Hospital Azambuja, Pe. Nélio Roberto Schwanke, reforça o compromisso da instituição com a saúde pública e a inclusão de todos os pacientes no acesso aos serviços de alta complexidade. “Esta conquista reflete nosso esforço constante em oferecer tratamentos de excelência a toda a comunidade. Nosso objetivo é seguir ampliando a capacidade do hospital para atender de forma integral e humanizada, permitindo que cada vez mais pacientes possam receber o cuidado necessário aqui mesmo em Brusque”, ressalta Pe. Nélio.

O gestor hospitalar, Gilberto Bastiani, também destaca a importância deste avanço para o Hospital Azambuja e para a comunidade. “Realizar a primeira cirurgia de escoliose pelo SUS é uma prova do nosso compromisso contínuo com a melhoria do atendimento e da ampliação dos serviços oferecidos à população de Brusque e região. Estamos trabalhando constantemente para garantir que a nossa comunidade tenha acesso a tratamentos de alta complexidade com segurança e qualidade, sem precisar se deslocar para outras cidades”, afirma.

A preparação para um procedimento tão complexo envolveu investimentos significativos e a estruturação da equipe e do hospital. "Nos últimos anos, o hospital aumentou o número de leitos de UTI, expandiu o número de salas de cirurgia, adquiriu novos equipamentos e disponibilizou uma equipe para monitorização neurológica intraoperatória, que é essencial para procedimentos de correção de deformidade de coluna", explica Dr. Hoffmann.

Impacto positivo para pacientes em espera
O impacto dessa conquista é imediato para os pacientes de Brusque e região que sofrem de escoliose e aguardam por uma cirurgia. "Atualmente, temos alguns pacientes na fila de espera para a cirurgia de escoliose. Esta primeira paciente estava na fila do Hospital Azambuja há mais de um ano, e, antes disso, aguardava em outra instituição, sendo remanejada para cá após o credenciamento para alta complexidade", afirmou Hoffmann. Ele destaca que a possibilidade de realizar a cirurgia em Brusque facilita a recuperação e o acompanhamento dos pacientes, eliminando a necessidade de deslocamentos para municípios distantes.

Critérios de encaminhamento e benefícios a longo prazo
Dr. Hoffmann enfatiza que os pacientes que necessitam de cirurgia de escoliose pelo SUS devem inicialmente passar pela atenção básica de saúde em seus municípios. "Eles são avaliados nos postos de saúde e, se o médico identificar alguma alteração nos exames, o paciente é encaminhado para o nosso ambulatório, onde passa por uma avaliação com especialistas", explica.

A longo prazo, os benefícios para os pacientes que passam por essa cirurgia são significativos. “Além da melhora no padrão respiratório, especialmente em casos de grandes deformidades, há também o aumento da autoestima e a estabilização das deformidades. O tratamento cirúrgico é indicado para casos em que há uma perspectiva de piora significativa da condição”, completa Hoffmann.

Com essa nova etapa, o Hospital Azambuja reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento de saúde, garantindo que pacientes de Brusque e região tenham acesso a procedimentos de alta complexidade perto de suas casas, com qualidade e segurança.

AmpeBr realiza palestra Trend View Outono/Inverno 2025

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), através do Núcleo Têxtil, em parceria com o Sebrae, realizou na noite de 28 de agosto, a palestra Trend View Outono/Inverno 2025, com Rodrigo Zen. No evento, realizado no Auditório da Uniasselvi Brusque, o especialista abordou as principais tendências para a estação. O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, destaca a importância do tema para os...
Continuar lendo...

Fundação Cultural abre inscrições para três editais nesta segunda

A partir da segunda-feira (2 de setembro) a Fundação Cultural abre inscrições para três editais distintos. Trata-se do Rock na Praça, Festival da Canção de Brusque e o Edital de Premiação com valores remanescentes do Prêmio Wilson dos Santos da Promoção da Diversidade e Igualdade Racial. São mais de R$ 90 mil. O Edital 01/2024 é destinado a bandas e grupos interessados em participar do...
Continuar lendo...

Homem morre atropelado por carreta na BR 101

Um homem de 41 anos morreu no final da tarde desta quinta-feira (29) após ser atropelado por um caminhão em Barra Velha. O acidente aconteceu por volta das 17h20, no Km 87 da BR-101. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no sentido Sul da rodovia, e a vítima estava na pista quando foi atropelada por uma carreta com placas de Pato Branco (PR). Equipes da Arteris Litoral Sul,...
Continuar lendo...