Museu Casa de Brusque lança projeto para resgatar memórias fotográficas

O Museu Casa de Brusque lança nesta terça-feira (3), às 9h, um projeto inédito em Brusque, que visa reconhecer e identificar parte do seu acervo de mais de 25 mil fotografias. O evento “Memórias Coletivas - Identificação de Fotografias para a Preservação do Passado Brusquense” ocorrerá todas as terças-feiras de setembro (dias 3, 10, 17 e 24) e na primeira terça-feira de outubro, dia 1º.

De acordo com a diretora do Museu, historiadora Luciana Pasa Tomasi, o evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. “Estamos convidando toda a comunidade para participar, em especial pessoas idosas e até mesmo aqueles que gostam de  fotografias antigas, que vão nos ajudar a identificar com o máximo de informações possíveis esses registros fotográficos”, diz ela.

O historiador Celso Deucher, que também faz parte desse projeto, especifica que essas pessoas irão contribuir com informações preciosas sobre o acervo fotográfico da instituição. “Atualmente, a entidade tem catalogadas milhares de fotografias. No entanto, apesar da magnitude desse acervo, uma parcela significativa das fotografias permanece sem identificação, desprovida de informações sobre lugares, pessoas ou eventos; algumas não possuem absolutamente nenhuma informação”, enfatiza ele.

“Diante desse desafio, o propósito deste projeto é engajar a própria comunidade na tarefa de identificar e contextualizar as informações contidas nas fotografias históricas que compõem o acervo do Museu Casa de Brusque”, explica Luciana Pasa Tomasi.

Inscrições gratuitas

A participação nos dias do evento é gratuita, sendo que o Museu Casa de Brusque solicita apenas que se faça uma inscrição prévia, que pode ser feita pelo telefone (47) 3351-2132, pelo e-mail casadebrusque@gmail.com, ou ainda pelas redes sociais da entidade (@museucasadebrusque). A sede do museu está localizada na Avenida Otto Renaux, 285, bairro São Luiz.

Este projeto recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Brusque através da Fundação Cultural de Brusque com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura no ano de 2023.

Fisiculturista de 19 anos morre após parada cardiorrespiratória

O fisiculturista Matheus Pavlak, de 19 anos, morreu na tarde deste domingo (1º) após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa, no bairro Salto Weissbach, em Blumenau. O fato ocorreu por volta das 13h57. Segundo o Corpo de Bombeiros, as guarnições, com o apoio do helicóptero Arcanjo-03, foram acionadas para atender à ocorrência e encontraram Matheus deitado na cama, sem sinais vitais. A equipe médica constatou o óbito...
Continuar lendo...

Bocha Vale Tudo masculino chega às quartas de finais

A competição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs) continua nesta segunda-feira (2), com a disputa das quartas de finais da modalidade Bocha Vale Tudo masculino, às 19h30. Na Cancha do Venzon, se enfrentam as comunidades Tomaz Coelho x Paquetá e Centro x Volta Grande. No Cedrense, ocorrem as disputas Rio Branco x Águas Claras. E na Sociedade Rio Branco, São João x Guarani. A primeira rodada da modalidade Bocha Rafa Vollo...
Continuar lendo...

Guarani está nas semifinais do catarinense de futsal

Na última sexta-feira, sábado e domingo (30, 31 e 1) os meninos da equipe Sub 12 do Clube Esportivo Guarani/FME Brusque foram à Florianópolis e garantiram vaga na fase semifinal do Campeonato Estadual de Futsal. Os jogos eram válidos pelo returno da 3ª fase da competição, com mando da Equipe APAF/Florianópolis e foram realizados no Ginásio Nagib Salum no município de Biguaçu.  Pela primeira rodada na...
Continuar lendo...