Bombeiros catarinenses seguem no combate às chamas no Pantanal

Há cinco dias em ação no Pantanal do Mato Grosso do Sul, a equipe composta por 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tem feito diversas ações para combater os incêndios na região de atuação, no município de Aquidauana. A equipe começou a missão na última quarta-feira (28), quando partiu ao MS, por determinação do governador Jorginho Mello. A previsão é que os bombeiros de SC permaneçam no local por 15 dias, podendo ocorrer um revezamento caso necessário. 

No primeiro momento, a equipe catarinense alinhou as ações de combate junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Na sequência, os bombeiros se dirigiram ao município de Aquidauana, porta de entrada do bioma Pantanal.

Os trabalhos de controle do fogo ocorrem mais ao fim do dia até a madrugada. No período da manhã, é feito o reconhecimento dos resultados do trabalho feito na noite anterior. No primeiro dia de atuação, foram mais de 10 horas de combate direto às chamas. 

"Quando aqui chegamos, iniciando as nossas atividades, nos deparamos com um cenário bastante grave, com muitos focos numa área bastante extensa. Separando as nossas equipes, conseguimos conter os incêndios com o apoio do pessoal local também", explica o capitão do CBMSC Ricardo Bianchi.

Trabalho em conjunto

Devido às características da região e do bioma, a operação tem exigido um trabalho conjunto entre os órgãos. "É uma operação bastante complexa, na qual dispomos de uma estrutura bem organizada, com diferentes atores: Exército, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina apoiando nesta localidade, o Corpo de Bombeiros Militar do MS também, aviões do Ibama, todos unidos nesta grande operação", afirma. 

Para o controle das chamas, estão sendo aplicadas técnicas que incluem ataque direto e indireto. No ataque direto, são usados equipamentos como sopradores e abafadores, e o combatente atua diretamente nas chamas. No combate indireto, é feita a eliminação do material combustível para que as chamas não se propaguem.

Além dos bombeiros, o grupo conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos.

Barateiro e Cianorte se enfrentam na última rodada da Liga da Futsal

Na próxima sexta-feira, dia (6), o Ginásio do SESI em Brusque será o palco de um grande confronto pela última rodada da Liga Feminina de Futsal (LFF). O Barateiro, jogando em casa, receberá a equipe do Cianorte em uma partida que promete muita emoção e disputa acirrada. O jogo terá início às 19h30. Os ingressos para o evento estão sendo vendidos antecipadamente por R$ 10 e podem ser adquiridos no mercado Barateiro e...
Continuar lendo...

Colégio UNIFEBE é destaque na Feira Regional de Matemática

A XXV Feira Regional de Matemática, sediada em Guabiruba, terminou com o trabalho A Matemática Presente no Estudo das Tartarugas-verdes, produzido por estudantes do Colégio UNIFEBE entre os destaques da edição. Ele foi um dos quatro trabalhos inscritos para a programação, que contou com 52 trabalhos, destes, sete reconhecidos. A premiação proporciona a indicação para a Feira Catarinense de Matemática, que ocorre...
Continuar lendo...

Bombeiros atualizam informações sobre atropelamento no Centro

Na tarde desta terça-feira (3), o Corpo de Bombeiros de Brusque atualizou as informações sobre o atropelamento que ocorreu na região central da cidade, próximo ao terminal urbano. O acidente aconteceu por volta das 14h46, na rua Prefeito Germano Schaeffer. Segundo os militares, ao chegarem ao local, encontraram uma mulher de 61 anos caída na via. Ela estava consciente, mas apresentava perda de memória recente. A vítima tinha um...
Continuar lendo...