Em virtude das duas rodadas de entrevistas aos candidatos à Prefeitura de Brusque, nesta quarta-feira (4), o candidato ao cargo, Danilo Visconti (DC), teve vez para apresentar suas ideias e plano de governo à bancada de jornalismo e aos internautas da 92.3 FM.
Creches
Um dos primeiros tópicos a serem discutidos do plano de governo do candidato foi sobre a construção de creches e de como trazer uma educação de alto nível às crianças.
A proposta de Danilo é de aliar movimentos religiosos da cidade ao poder público para trazer uma educação de qualidade. Conforme a fala do candidato, seria proposta uma certa terceirização do serviço para que ele retorne com qualidade ao contribuinte.
Ele também enfatiza que não quer transformar Brusque em um movimento religioso, mas que quer firmar estas parcerias.
“A gente sabe que se o poder religioso se mete na educação, ela é de alto nível. É muito mais fácil e muito mais barato para o poder público fazer o convênio com eles para a criação destas creches para, então, liberar vagas,” pontuou.
Transporte coletivo
Para sanar os problemas de transporte coletivo no município, Visconti tem como proposta a implementação de micro-ônibus nos bairros. De acordo com o candidato, há localidades que não têm a necessidade de um ônibus. Ele também pauta a possível construção de mini terminais para seguir o fluxo, não tendo a dependência em uma empresa específica.
Exemplificando, Danilo sugeriu a ideia de colocar ônibus inteligentes para circular por locais mais movimentados. Além deste exemplo, o candidato falou da Estrada da Fazenda, bairro esse que, conforme Visconti, não passa transporte.
“Uma pessoa que reside lá que precisa ir ao posto de saúde tem que ser atendida no Bateas. Como a pessoa vai se deslocar? O que temos que fazer é criar esse sistema de micro-ônibus, às vezes até topiques e também chamar outras pessoas para participarem,” detalhou.
Mobilidade e infraestrutura
Danilo disse de algumas obras que devem ser construídas com urgência na cidade. Uma delas é a beira rio do Dom Joaquim e Guarani; o canal extravasor do Limeira, que, segundo Visconti, ajudaria a combater os alagamentos que o bairro sofre em períodos de chuva e na mobilidade dele.
Outro ponto citado pelo político foi da construção de sinaleiras inteligentes. “São medidas pequenas que eu tenho certeza que resolverão o problema da mobilidade urbana,” falou.
Sobre infraestrutura, Danilo ressaltou que Brusque tem uma usina de asfalto, mas o problema é que está sempre em teste ou que opera em capacidade mínima.
Segurança pública
Neste tópico, Visconti propõe transmutar a Guarda de Trânsito em Guarda Municipal armada, saindo da parte do trânsito e focando apenas na segurança. “Eu quero tirar os guardas de apenas ficarem multando os carros, eu quero trazer pessoas para resguardar o patrimônio que nós temos, seja da nossa família, seja do poder público.”
Ainda de acordo com o candidato, a GTB que não é armada deixa de arrecadar, anualmente, cerca de R$ 1 milhão e meio de recursos do governo estadual e federal.
A proposta aumentaria o número de efetivos na cidade, além de criar subdivisões, como a ronda ostensiva.
Entrevistas
Nesta quinta-feira (5) será finalizada a primeira rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Brusque. A entrevista será com o candidato João Martins (PSD), iniciando às 08h.
A segunda rodada de entrevistas com os candidatos continuará com os tópicos que não foram abordados em momentos anteriores. Ainda seguindo ordem alfabética, a segunda rodada acontecerá no dia 23/09, com o atual do cargo, André Vechi (PL).
Confira o vídeo da entrevista completa acima.