Secretaria de Educação de Brusque recebe prêmio nacional

Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Educação viajou para o Rio de Janeiro para participar da fase nacional do Prêmio Santillana. Na mala, trouxeram para Brusque algo que não haviam levado: o prêmio conquistado pelo projeto "Pequenos Construtores do Amanhã: Explorando a Sustentabilidade com Robótica". Idealizado pela professora Milene Tavares com o apoio do diretor escolar do Centro de Educação Nova Brasília, Alexandre Witkowsky e da Equipe LIRE , o projeto garantiu o avanço do time para as fase de destaque internacional.

O projeto se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12) da ONU, que visam promover o consumo e a produção sustentáveis. As crianças foram introduzidas a conceitos de sustentabilidade e robótica, desenvolvendo protótipos com materiais reutilizados. Através de atividades práticas e lúdicas, como a construção de uma máquina para avaliar o tempo de decomposição de materiais, as crianças não só aprenderam sobre a durabilidade dos resíduos, mas também tiveram uma introdução divertida à robótica sustentável.

Além disso, o projeto contou com a criação de vídeos explicativos, cartilhas de conscientização para a comunidade escolar e brinquedos tecnológicos feitos de materiais reciclados. As crianças também participaram de atividades práticas, como a programação de sensores para uma horta sustentável e a preparação de receitas com reaproveitamento de alimentos, reforçando a educação ambiental de forma prática.

A secretária de Educação Franciele Mayer, explica que o projeto "Nova Brasília Olímpica" também fez parte da trajetória inovadora da escola que hoje conta com uma nova sala Maker. 

"Durante a semana de premiação, organizada pela Fundação Santillana, a troca de experiências entre os finalistas e as atividades turísticas proporcionaram um ambiente de aprendizado enriquecedor. Além do prêmio estamos levanto também na mala muito conhecimento e boas ideias .”

A escola também receberá R$ 15 mil, que serão reinvestidos em projetos como este continua Franciele. "Temos muito o que comemorar. Além de toda a troca de experiências e visitas turísticas que o Santillana nos proporcionou, fomos consagrados com essa premiação. Agora, vamos nos preparar para a próxima fase, que ocorrerá na Colômbia."