(VÍDEO) Candidato João propõe construir moradias populares

Para finalizar a primeira rodada de entrevistas aos candidatos à Prefeitura de Brusque, a equipe de jornalismo da Rádio Cidade entrevistou, na manhã desta quinta-feira (5), o candidato João Martins (PSD).

Saúde

Neste primeiro tópico abordado na entrevista, João citou a construção de “Upinhas 24h”, cujo seriam Unidades de Pronto-Atendimento 24h destinadas à pediatria. Outra proposta do candidato é de construir um Pronto-Atendimento (PA) no bairro Águas Claras, além de querer articular o programa chamado “Chama o Gerente”, que visa com que cada Unidade Básica de Saúde tenha um gerente para fazer a gestão do local, tanto para dar o suporte ao funcionário público quanto às pessoas que utilizam os serviços.

“A saúde, que é o maior patrimônio de toda e qualquer pessoa tem que ter uma atenção especial,” disse.

Educação

A proposta de zerar a fila das creches nos municípios, segundo Martins, é de mudar toda a política pública que a atual administração está fazendo. Ele contou que, junto do vice Nik Ihmof, caso sejam eleitos, pretendem dar caso de urgência à inauguração da creche do Limeira; comprar vagas nas creches de rede particular e ampliações destas vagas em bairros mais necessitados.

“Além de ser a entrada nos estudos, a criança começa a ter disciplina, entender que dentro da sala de aula tem que respeitar o professor, começa a ter o convívio com outras crianças. É também a oportunidade que um pai ou uma mãe tem para trabalhar, para completar a renda da família,” pontuou.

Desenvolvimento econômico

Para João, a mão de obra das pessoas que migraram de outros estados brasileiros para Brusque são as que fizeram da cidade a 9ª maior economia de Santa Catarina. Porém, Martins comentou que o efeito inesperado delas voltarem às suas terras natais está começando a acontecer. “É pela falta de infraestrutura e carinho do poder público com elas,” falou.

A proposta do candidato é de construir moradias populares. “Não vamos conseguir zerar, mas vamos, com certeza, fazer com que a situação de habitação chegue em mais famílias para que possam sair do aluguel,” esclareceu.

Martins conta do programa “Terreno Solidário”, cujo quer implementar na sua gestão. A fala de João é de que a Prefeitura tem dinheiro, arquitetos, engenheiros e máquinas para realizar, de forma coordenada, construções em loteamentos, para termos como resultado bons projetos.

Pessoas em situação de rua

O candidato conta que, no seu governo, receberá estas pessoas de fora com carinho. Mas, em questão das pessoas em situação de rua, João disse que não haverá “braço mole”.

Segundo Martins, são pessoas que precisam da participação efetiva do estado, até mesmo obrigatória, para serem reinseridas na sociedade. O querer de João é de fazer políticas públicas e ter internação compulsória para mostrar ao morador de rua que, caso queira ser inserido no mercado de trabalho brusquense, ele terá atenção, mas caso queira prejudicar a população, sujar as ruas, criar “baderna” ou não respeitar o modo de convívio, não vai ter facilidade para ele.

“Há cidades que já estão fazendo isso, então eles acabam indo onde tem mais facilidade, e em Brusque realmente há essa facilidade,” explicou.

Outra pretensão do candidato é de retirar o albergue municipal do local onde atualmente está e realocar em outro espaço, mas sem terceirizações.

Infraestrutura

No tópico da beira rio, João disse que pretende continuar a obra o mais possível no sentido Dom Joaquim como também ao Limoeiro. Outro ponto que o candidato, junto ao vice, pretende arrumar é o anel viário do Limeira.

Saneamento básico

“Vejo que é uma situação que deve começar do zero. Se formos trazer essa situação para a Prefeitura tocar será algo muito burocrático, que vai demorar muito,” falou João. Seguindo essa linha, o candidato pensa que deve haver uma concessão para isso, além de que o Samae deve continuar com o poder público.

Turismo

Por fim, outra proposta de Martins é de fomentar o turismo local com espaços que possuímos na cidade, esses cujos com o passar do tempo pararam de ser frequentados com o fervor que eram antigamente.

“Nós não pensamos em fechar o Zoobotânico. Vamos fazer o parque voltar a dar o sucesso que no passado já deu. A situação é deixar o Zoobotânico bonito novamente, deixar ele com mais opções, levar um restaurante agradável lá para dentro. Ao invés de fecharmos, devemos dar capacidade de lazer para a população brusquense poder utilizar. Vamos revitalizá-lo,” concluiu.

Entrevistas

A primeira rodada de entrevistas aos candidatos à Prefeitura de Brusque finalizaram nesta quinta-feira (5). A segunda rodada de entrevistas com os mesmos candidatos acontecerá em ordem alfabética no dia 23, iniciando com André Vechi (PL), seguido de Cedenir Simon (PT) no dia 24, Danilo Visconti (DC) no dia 25 e finalizando com João Martins no dia 26.

Clique no vídeo acima e confira estes e outros tópicos pautados na entrevista.

Polícia atualiza informações da ocorrência no Azambuja

A Polícia Militar de Brusque atualizou a ocorrência gerada na noite desta quarta-feira (4), no bairro Azambuja. Segundo a PM, a guarnição foi acionada por volta de 19h16 ao local, onde uma mulher estava sendo ameaçada de morte pelo companheiro de 51 anos. Ele estava munido de uma faca e tentando a esfaquear, mas sem sucesso. Ela correu para a rua chamando por socorro. O homem agiu com descontrole, quebrou o celular da vítima e furou os pneus do...
Continuar lendo...

Havan promove negociação especial aos clientes com Cartão Havan

A Havan promove, no mês de setembro, uma ação especial para facilitar a negociação de dívidas no cartão Havan. Os clientes poderão quitar seus débitos com condições e descontos especiais na loja física ou pela internet. A Negociação Havan acontece em virtude do Mês do Cliente, uma ação realizada por conta do Dia do Cliente, que acontece em 15 de setembro. Para quitar a...
Continuar lendo...

Jovens demonstram nervosismo e são pegas com drogas na rua

Duas jovens de 17 e 18 anos foram pegas com drogas na noite desta quarta-feira (4), na Rua da Glória, no bairro Glória, em Blumenau. Conforme relatório da Polícia Militar, uma guarnição realizava um procedimento de fiscalização de trânsito em um local próximo, quando foi avisada por populares sobre duas mulheres que andavam pela calçada com sacolas nas mãos. Segundo os relatos, as mulheres, que seguiam em...
Continuar lendo...