O Hospital Azambuja está prestes a concluir uma importante obra que promete mudar a história da saúde no município de Brusque: o serviço de Oncologia. Com previsão de finalização das obras neste mês de setembro, o objetivo da instituição é proporcionar no espaço, atendimento aos pacientes para tratamentos de quimioterapia, além de contar com a estrutura operacional do hospital, para realização de cirurgias oncológicas, uma conquista significativa para a população local e regional.
Na quarta-feira, 4 de setembro, os diretores do hospital, incluindo o provedor e o vice-provedor, empresários Ingo Fischer e Luciano Hang, respectivamente, estiveram presentes em uma visita às obras do novo setor, que ainda este mês, passará por vistoria da Vigilância Sanitária Estadual. A expectativa é de que, uma vez aprovada a estrutura, os serviços possam ser oferecidos à população, já que o hospital busca habilitação via Governo do Estado e, na sequência, via Ministério da Saúde, para atendimentos de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor administrativo do hospital, Pe. Nélio Roberto Schwanke, destaca a importância desse novo passo para a comunidade de Brusque. “Estamos empenhados em oferecer um atendimento oncológico de qualidade e acessível para todos. Este novo setor representa um avanço significativo na luta contra o câncer em nossa região. Nossa meta é garantir que os pacientes do SUS possam realizar seus tratamentos aqui, sem a necessidade de se deslocar para outras cidades, como acontece atualmente”, enfatiza.
Hoje, o Hospital Azambuja já realiza cirurgias oncológicas apenas em caráter particular ou através de convênios médicos. Para pacientes do SUS, o atendimento oncológico é restrito a situações de emergência, sendo que, em casos regulares, os pacientes são encaminhados ao Hospital Santo Antônio, em Blumenau. A abertura do novo setor representa, portanto, um avanço significativo no tratamento de câncer em Brusque, com capacidade para oferecer serviços de quimioterapia, cirurgias oncológicas, atendimento ambulatorial e suporte integral aos pacientes.
Com uma estrutura moderna de 600 metros quadrados, o novo espaço de Oncologia do Hospital Azambuja contará com recepção e áreas de espera, setor de quimioterapia adulto e pediátrico, espaço para manipulação e preparação de medicamentos, além de salas de emergência, garantindo um ambiente confortável, bem equipado e seguro para os pacientes. “A equipe do serviço de Oncologia já está totalmente contratada e preparada, e o hospital dispõe de UTIs e centro cirúrgico para suporte, se necessário”, explica o gestor hospitalar Gilberto Bastiani.
O projeto prevê ainda a expansão dos serviços com a abertura do setor de radioterapia em 2025, o que ampliará ainda mais a capacidade de atendimento oncológico da instituição.
“Estamos buscando habilitação junto ao Estado, que na sequência deve encaminhar nosso processo ao Ministério da Saúde, para que possamos disponibilizar este serviço à população de Brusque e região, o quanto antes”, reforça Bastiani.