(VÍDEO) Gestores precisam se organizar na falta de docentes, diz presidente do Sinseb

Nos últimos dias, em Brusque, tem-se percebido a sobrecarga nos servidores municipais e a falta de contratação de novos eletivos. A situação está se agravando, o que prejudica diretamente a educação das crianças e adolescentes do município.

Para debater o assunto, a 92.3 FM entrevistou, na manhã desta sexta-feira (13), Tânia Mara Vieira Pompermayer, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sinseb).

Em um primeiro momento, Tânia afirmou que o sindicato está sempre defendendo os direitos e a qualidade do trabalho dos servidores públicos. Todavia, há um contratempo nas escolas.

Segundo a presidente, existem servidores que participaram das eleições à diretoria das escolas, mas que alguns não estavam preparados para o cargo e, consequentemente, criavam intrigas com os colegas de trabalho. Para Mara, isso é abuso de poder, que desencadeia situações conflituosas no ambiente de trabalho e, para combater o afronte, a presidente disse há solução para ser tomada, caso seja necessário.

“Esses diretores são avaliados anualmente pela comunidade escolar e, se o caso for necessário, haverá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e dependendo do resultado dele, o servidor pode ser exonerado do cargo de diretor,” revelou.

Outra questão comentada foi a da ausência de monitores qualificados para prestarem apoio às crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Professores estão tendo que lidar com a carga duplicada, ensinando os alunos que não possuem os transtornos assim como aqueles que sofrem com tais.

Por fim, Vieira ressaltou que o município não pode abrir concurso público durante o período eleitoral. “A cidade não pode chamar o número de vagas que está além do que é previsto no edital durante o período eleitoral e não pode abrir processo seletivo para novas contratações.”

Para a presidente, a solução deve ser feita pelos gestores da escola, para que organizem os docentes de forma que não haja lacunas e que ninguém, especialmente os estudantes, saiam prejudicados. “É isso que está faltando na maior parte dos gestores, é saber fazer o trabalho dentro da unidade escolar. É se organizar em uma necessidade,” finalizou.

(VÍDEO) É feito um planejamento para que não falte água, diz diretor-presidente do Samae

O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) está realizando a limpeza nos reservatórios e cisternas. A Rádio Cidade entrou em contato com o diretor-presidente da autarquia, Cláudio Adão Pereira, para esclarecer a situação. Nesta semana, o serviço iniciou as limpezas, o que desencadeou a falta de água em certos bairros de Brusque, gerando descontentamento entre os moradores. Porém,...
Continuar lendo...

Jogos Comunitários movimentam o final de semana em Brusque

Nesta sexta-feira (13), ocorrem os jogos adiados e o fim da terceira rodada do Futsal sênior nos Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs), a partir das 19h30. Na Arena Brusque, se enfrentam Rio Branco x Primeiro de Maio, Poço Fundo x Centro e Souza Cruz. Ainda no Futsal sênior, no Colégio Cultura, a disputa será entre as comunidades Bateas x São Pedro, Cedrinho x Volta Grande e Planalto x Águas Claras. A segunda rodada da Bocha Rafa...
Continuar lendo...

Homem morre inesperadamente após invadir casa e agredir moradora

Um homem morreu inesperadamente na noite desta quinta-feira (12), após invadir uma residência e agredir a mulher que estava no interior dela. O caso aconteceu por volta de 20h15, na Augusto Maas, Vila Germer, em Timbó. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de violação de domicílio, lesão corporal leve - dolosa e dano. Várias ligações relatavam que um homem...
Continuar lendo...