A Feira Tecnológica da Construção Civil - Fairtec 2024 encerrou sua sétima edição neste domingo (15), no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque, celebrando o sucesso de público e de negócios gerados durante os quatro dias de evento. Com mais de 80 expositores, palestras, oficinas e uma programação voltada para inovação e sustentabilidade, a feira superou as expectativas da organização e dos participantes.
O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), Ralf Maschio, destacou a satisfação com o resultado da feira. “Estamos muito felizes com o resultado. O público compareceu em grande número e até superou nossas expectativas, especialmente em um ano com tantos eventos concorrentes na região. Conversamos com muitos expositores, e todos relataram negócios concretizados ou em prospecção. Isso é um indicativo de que mais uma edição foi realizada com sucesso”, comentou.
Maschio também ressaltou que a Fairtec não se limita aos quatro dias de evento. "O pós-feira é muito importante. Para muitos expositores, os resultados começam a aparecer na semana seguinte, no próximo mês ou até nos próximos anos, com as prospecções realizadas aqui se concretizando em negócios duradouros", explicou. "Algumas construtoras já fecharam negócios durante a feira, enquanto outras estão em fase de negociação, o que mostra o potencial de longo prazo do evento".
Valorização da Sustentabilidade
Um dos pontos altos desta edição foi o compromisso com a sustentabilidade. “Tivemos o ‘Prêmio Estande Sustentável’, que estimulou os expositores a adotarem práticas sustentáveis na montagem de seus estandes. Além disso, implementamos diversas ações, como o uso de crachás de papel semente por toda equipe da organização e dos expositores, o plantio simbólico de árvores antes da feira e a distribuição de mais de 500 mudas durante o evento. Essas ações fazem parte do projeto de carbono neutro, desenvolvido com a empresa Neutraliza, que foi fundamental para que a feira alcançasse este objetivo”, destacou Maschio.
O ‘Prêmio Estande Sustentável’, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a empresa Neutraliza, contou com a participação de 11 empresas, que foram certificadas por suas práticas sustentáveis. As vencedoras foram a Citigate Portaria Remota, na categoria Classe Verde, para estandes de até 15 metros quadrados, e a Holista Soluções Sustentáveis, na categoria Classe Azul, para estandes acima de 15 metros quadrados. Ambas receberam troféus desenvolvidos com materiais naturais e reciclados, criados pelos cursos de graduação da Unifebe.
Segundo Maschio, a feira mostrou que a sustentabilidade precisa ser democrática e acessível para todos. “Nosso objetivo é continuar trazendo soluções inovadoras que possam ser aplicadas tanto em grandes projetos quanto no dia a dia da comunidade”, enfatizou.
Satisfação dos organizadores e expositores
Rosangela Andrade, diretora da Andrade Eventos, empresa organizadora da Fairtec, também expressou sua satisfação com o evento. "Foi maravilhoso ver tantas empresas, tanto locais quanto de fora, se reunindo aqui em Brusque. A Fairtec é uma oportunidade única de fortalecer marcas, apresentar inovações e destacar novas tecnologias, como as startups que trouxemos em parceria com o Sebrae," comentou Rosangela. "O sucesso do evento só foi possível graças ao comprometimento dos expositores, que deram o seu melhor", complementou.
Os expositores também relataram resultados positivos. Telso Ferreira Junior, proprietário da Marmoraria Guarani, participou da Fairtec pela segunda vez e destacou o sucesso desta edição. “Fechamos negócios durante a feira e fizemos conexões importantes desde o primeiro dia. A feira sempre traz resultados, mas este ano foi especialmente bom, com oportunidades em todos os dias", relatou.
Suzana Paoli, sócia-proprietária da Olipa Estofados, celebrou sua primeira participação na feira. "Viemos buscar visibilidade e superamos nossas expectativas. Fizemos muitos contatos, captamos possíveis clientes e fechamos negócios. Com certeza estaremos de volta na próxima Fairtec", garantiu.
Juliano Franz, gerente geral da XP Containers, que trouxe ao evento a ‘Casa Refúgio’, uma casa modular projetada em contêiner, com área total de 60 metros quadrados, sendo 20 de área interna, 20 de terraço e 20 de área frontal, relatou um grande interesse do público. “Foi gratificante participar da Fairtec e mostrar ao público o conceito e as possibilidades da construção modular em contêiner. Recebemos visitas o tempo todo e conseguimos mudar a percepção de muitos sobre essa forma de construção”, afirmou.
Cristian Valmorbida, corretor de imóveis da Ros Imóveis, participou da Fairtec pela primeira vez e destacou os resultados positivos. "Tivemos uma movimentação excelente todos os dias da feira. Fechamos algumas vendas e fizemos várias reservas e propostas enviadas. Nossa equipe estava muito ocupada, atendendo sem parar", comentou.
A Fairtec 2024 contou com o apoio e patrocínio de empresas e instituições como Fiesc, Sebrae, Rudnik Energia Solar, CREA/SC, Z5 Digital, Prefeitura de Brusque, Fifi, Neutraliza e RM Sistemas Eletrônicos.