Primeiro Mutirão de Empregos Têxtil e Vestuário supera expectativas

A primeira edição do Mutirão de Empregos Têxtil e Vestuário, promovida pelos sindicatos patronais, superou a expectativa dos organizadores e participantes. Realizado de forma itinerante em quatro instituições de ensino, entre os dias 16 e 19 de setembro, o evento trouxe inúmeras oportunidades de carreira no setor, conectando profissionais de Recursos Humanos de grandes empresas com trabalhadores em busca de recolocação ou de novas oportunidades no mercado.

A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), Onésia Adriana Liotto, celebrou os resultados alcançados. "Estamos muito satisfeitos com o sucesso da primeira edição do Mutirão. A adesão tanto das empresas quanto do público foi excelente, o que reforça a importância de iniciativas como esta para o fortalecimento do setor e para a geração de empregos na nossa região", destaca. "Agradecemos imensamente às instituições de ensino que nos acolheram, assim como a todos os envolvidos na organização e ao público que compareceu", completa. 

Durante os quatro dias de Mutirão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as vagas disponíveis no setor, conversar diretamente com profissionais de RH e se candidatar a diferentes posições nas empresas presentes. O evento foi realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC), na Faculdade Senac, no Centro Universitário de Brusque - Unifebe e no Senai. 

A ação contou com a participação das seguintes empresas:  Arrazantty Fitness, CMJ Têxtil, EZ Indústria e Comércio Têxtil, Giracor Têxtil, Heil Malhas, P.A Indústria Têxtil S/A, Marcotex Tecelagem, Mensageiro dos Sonhos, Rosa Maria Liotto & Cia, Slywear Ind. e Com. de Confecções, Têxtil Renauxview S/A, Tecebem Beneficiamento Têxtil, Tinturaria Willrich e Novo Ponto Bordados. 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec), Marcus Schlösser, destacou a importância da iniciativa para o mercado local e a relação com a comunidade. "Foi gratificante ver o envolvimento das empresas e a receptividade dos candidatos. Os RHs ficaram bastante impressionados com a qualidade dos profissionais, o que mostra que estamos no caminho certo ao promover esse tipo de encontro. Além disso, conseguimos aproximar ainda mais o setor produtivo das demandas reais da comunidade", afirma.

O sucesso do Mutirão foi tão grande que os sindicatos já planejam a próxima edição, com a intenção de expandir o evento para outros locais. "Já estamos trabalhando para realizar a segunda edição e também para levar o Mutirão para Guabiruba e Botuverá. Queremos continuar ampliando o alcance da ação e oferecer ainda mais oportunidades para a população", adianta a Executiva do Sindivest e Sifitec, Nicole Casagrande.

Oportunidades e união de RHs

Guilherme Vinícius Soiberte atualmente trabalha como autônomo e está em busca de uma nova oportunidade. Para ele, o Mutirão de Empregos Têxtil e Vestuário promovido pelos sindicatos patronais foi uma excelente oportunidade para conversar diretamente com a responsável pelo RH da empresa em que pleiteia uma vaga. “Eu nunca tinha participado de um Mutirão e achei muito boa a iniciativa. Várias empresas reunidas em um único local nos ajuda a entender a necessidade do mercado e atualiza aquela moda antiga de só enviar um currículo e ficar sem saber se alguém recebeu”, ressalta. 

A costureira Nazaré Reis também ficou entusiasmada com a oportunidade. Paraense, ela se mudou para Brusque com a família há nove meses e está em busca de um emprego. “Nunca trabalhei como costureira na indústria, só em casa com pequenos consertos. Tomara que dê certo alguma vaga aqui”, comenta. “Muito boa essa iniciativa. A gente agradece muito”, completa. 

Para a analista de Recursos Humanos da Tinturaria Willrich, Gabriela Mannrich Riffel, o evento foi excelente. “Além de divulgar a empresa, as vagas e buscar novos profissionais, nós trocamos muita experiência entre os RHs. Criamos mais contatos e novas oportunidades de nos ajudar e trabalhar em parceria”, conta ela, que tem 20 anos de experiência na área. “Nossa empresa conta com mais de 400  colaboradores (sendo 35% do quadro formado por mulheres). Temos 15 vagas em aberto, para expedição, Departamento Pessoal e operador de máquinas. A remuneração varia de R$ 2,7 mil a 3,1 mil conforme a experiência. O mercado têxtil cresceu muito e faltam profissionais qualificados. Nós buscamos profissionais com caráter, comprometimento e ética para ensinar a técnica”, conta. 

A analista de RH da Portallar, Gislaine Rosa, também destaca a troca de experiência entre RHs e a qualidade dos candidatos. “A nossa empresa nunca tinha participado de um mutirão e achamos a ideia muito interessante, pois precisamos muito de mão de obra. Outro ponto importante foi o networking e a troca de ideias com outros profissionais”, ressalta ela, que trabalha com 170 colaboradores.

Jogos Comunitários podem conhecer campeão neste sábado

Depois de 50 dias de disputas, os Jogos Comunitários de Brusque podem ter o seu campeão definido neste sábado (21), a três dias do fim, com o bairro Águas Claras tendo duas grandes oportunidades de selar mais uma conquista. Com 31 pontos de vantagem sobre o vice-líder São Pedro, e 34 sobre o terceiro colocado Centro, o bairro pode garantir matematicamente mais um título da competição caso tenha desempenho superior aos...
Continuar lendo...

(VIDEO) Câmera flagra carro caindo em rio após saída de pista em Guabiruba

Imagens de uma câmera de segurança de uma residência registraram o momento em que um carro sai da pista e cai em um rio em Guabiruba. O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (19), às 12h09, na rua Orlandina Romani Vicentini, no bairro Guabiruba Sul. Nas imagens recebidas pela reportagem da Rádio Cidade na manhã desta sexta-feira (20) mostram o carro seguindo pela via até que a motorista perde o controle, sai da pista, bate na mureta de...
Continuar lendo...

Segunda edição do Dia D Ecoponto é nesta terça-feira

Na próxima terça-feira (24), a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) realizam o Dia D Ecoponto. A ação será no Sesc Brusque, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Na oportunidade, poderão ser descartados gratuitamente pilhas, baterias, material eletrônico, esponjas secas, lâmpadas, pneus, tampinhas de garrafa...
Continuar lendo...