Conta de luz ficará mais cara em outubro com bandeira vermelha 2

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas corrigiu a informação dias depois. 

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta", avalia a agência.

Governo abre licitação para projeto de asfaltamento da SC-486, entre Botuverá e Vidal Ramos

Foi publicado o edital de licitação para definir a empresa que vai elaborar o projeto para mais uma importante e estratégica obra, aguardada há décadas no Vale do Itajaí: a pavimentação asfáltica de mais de 35 quilômetros da SC-486, no trecho que liga os municípios de Botuverá e Vidal Ramos. As propostas das empresas interessadas na elaboração do projeto serão conhecidas no dia 5 de...
Continuar lendo...

Bombeiros catarinenses salvam brigadistas em meio a incêndios no MT

Com cinco equipes da Força-Tarefa (FT) atuando no Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem enfrentado uma série de desafios na região. Além de combater incêndios, os bombeiros que operam no município de Salto do Céu realizaram, neste sábado, 28, o resgate de 16 brigadistas que estavam perdidos em uma área de mata fechada. De acordo com o sargento Felipe Santiago Amaro Corrêa, enquanto as...
Continuar lendo...

Polícia prende envolvidos no vazamento de informações de operação policial

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC) com apoio das demais especializadas da DEIC prendeu nesta quinta-feira (26), em Palhoça, mais dois integrantes de organização criminosa envolvidos no vazamento de informações sigilosas de investigação da DRACO. Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de telefones...
Continuar lendo...