Trilha no Parque Zoobotânico recebe 42 novas árvores

A Trilha Carbono Neutro, parceria entre o Parque Zoobotânico e a empresa Neutraliza, recebeu 42 novas mudas de árvores nativas. A ação de plantio foi realizada na sexta-feira (27) e visa compensar emissões de carbono de três eventos: A Semana do Meio Ambiente, realizada pela Fundema, a Sipatma (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente) e Semana Lean, promovida pela Zen S.A.

A ação no período matutino foi realizada pela Zen S.A. e envolveu o plantio de 35 mudas de árvores nativas. A engenheira ambiental da Zen S.A., Gabriela Lamim, conta como foi a experiência. “Foi o primeiro ano que a gente fez esse tipo de compensação em relação aos eventos que a gente fez na empresa. Pensamos com muito carinho em fazer isso, uma ação que colabora com as questões ambientais, a gente acabou de passar pelo Dia da Árvore e agora temos a Semana ODS. A experiência também que foi muito válida, muito legal e a gente deixou uma marca aqui no Zoo, então que venham outras possíveis compensações, possíveis plantios para que a gente cresça mais ainda nessa questão ambiental”.

Já no período da tarde, foi a vez da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), colocar as mãos na terra e plantar sete árvores para compensação das emissões de gases de efeito estufa da Semana do Meio Ambiente.

“Realizar a compensação de carbono é uma forma de governança ambiental e poder fazer isso num evento de educação ambiental, através dessa parceria com a Neutraliza, é uma forma da gente sair da teoria para prática e que isso seja uma tendência pra todos os eventos, não só da Fundação de Meio Ambiente, mas que seja uma tendência pra os eventos do município. Lembrando que esta ação atende dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o 13 - Ação contra mudança do clima e 15 - Vida de ecossistemas terrestres", destaca a presidente da Comissão de Meio ambiente e desenvolvimento Sustentável, Viviane Michele Lemes.

Parque já recebeu 85 árvores por meio da parceria

Desde o início da parceria, que estabeleceu a Trilha Carbono Neutro, o Zoo já recebeu 85 novas árvores que contribuem para a preservação da biodiversidade local, o aumento da cobertura vegetal, a melhoria da qualidade do ar, a absorção de carbono. “Ficamos muito felizes, pois o Zoo é um local frequentado por muitas pessoas, moradores e turistas, e todos nos beneficiamos destas árvores”, aponta a diretora-geral do Zoobotânico, Priscila Dauer.

Ela ressalta ainda a importância da trilha para as ações de educação ambiental realizadas pelo Zoo. “A Trilha Carbono Neutro é mais uma ferramenta para engajar crianças e adolescentes, proporcionando a oportunidade de conhecer melhor a nossa flora e despertar a conscientização ambiental”.

(VÍDEO) Bombeiros são acionados após Porsche pegar fogo

Na manhã desta segunda-feira (30), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em um carro de luxo. O fato ocorreu por volta das 05h17, na Quarta Avenida, esquina com a rua 2850, em Balneário Camboriú. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local as guarnições encontraram um Porsche Macan Turbo, cujo proprietário não estava presente. O veículo, que estava estacionado, foi...
Continuar lendo...

2º Passeio Ciclístico pelo Meio Ambiente reúne 130 ciclistas

A 2ª edição do Passeio Ciclístico pelo Meio Ambiente, promovido pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), em parceria com a loja Ali's Bike, reuniu 130 ciclistas na manhã de domingo, 29 de setembro, em Brusque. Ciclistas de todas as idades se concentraram em frente ao Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb) e seguiram pelas ruas centrais da cidade,...
Continuar lendo...

Homem com CNH suspensa é flagrado dirigindo carro de R$ 2 milhões na BR-101

Policiais rodoviários federais flagraram na manhã deste domingo (29), na BR-101 em Itajaí, um motorista com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa dirigindo um superesportivo sem portar ambas as placas. O Maserati, avaliado em mais de R$ 2 milhões, foi visualizado em alta velocidade mudando de faixa entre os veículos. As placas foram localizadas escondidas dentro do porta-malas. O motorista, de 44 anos, estava com a CNH suspensa...
Continuar lendo...