UNIFEBE sedia lançamento regional do projeto Propulsores do Futuro

O projeto Propulsores do Futuro: Desafio de Fabricação de Foguetes, previsto para 20 de novembro, teve o seu lançamento oficial no Bloco F do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. A iniciativa é parte do Ciclo de Engenharia Aeroespacial, organizado pelo CREAjr, patrocinado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA). A atividade tem apoio da UNIFEBE e dos campi de Brusque da Uniasselvi e do Instituto Federal Catarinense. 

Ainda antes das avaliações práticas dos projetos de acadêmicos das engenharias e estudantes do ensino médio, oficinas voltadas para a construção de foguetes, experiências químicas e aplicação de softwares de desenvolvimento estão previstas para o dia 19 de outubro. O cronograma completo e as inscrições para participação estão disponíveis em https://www.even3.com.br/ciclo-de-engenharia-aeroespacial-propulsores-do-futuro-498803/
Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE, Vivian Siffert Wildner, com o apoio ao projeto, a instituição incentiva o trabalho em grupo, a pesquisa, o desenvolvimento de produtos e a criatividade. 

Durante a solenidade, ela reforçou estar na expectativa pelos desempenhos dos participantes do desafio.
“Particularmente, gosto muito de desafios, e os acadêmicos terão o Desafio da Ponte de Macarrão e agora esse de construção de foguetes. Estou muito curiosa para, em 20 de novembro, ver se alguém representando os cursos da UNIFEBE, vai conseguir ter o maior alcance no lançamento”, declarou.

Interdisciplinaridade 
Acadêmica de Engenharia Civil, Eduarda Molinari Dognini, é representante do CreaJr na regional de Brusque e acredita que o projeto é uma oportunidade para desenvolvimento da interdisciplinaridade entre as engenharias, que podem utilizar as suas respectivas especialidades para contribuir com o projeto. A unidade que ela representa ainda compreende cidades como Guabiruba, Botuverá, Gaspar, Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Ilhota, Major Gercino e Tijucas.

Na avaliação dela, a experiência de compartilhar projetos, como o proposto pela iniciativa, são importantes preparações para a futura atuação profissional, por ampliar o conhecimento sobre potenciais colegas e conhecimentos em setores diferentes. 
 
“O ganho acadêmico, que eu acho que traz a interdisciplinaridade, dessa interação entre as engenharias, é eu estar no futuro, fazendo o meu projeto e deparar-me com situações que sei que vou levar muito tempo para resolver, que vai ser muito trabalhoso e terei essa noção de que, talvez, um colega meu que participou do projeto Propulsores do Futuro comigo, é dessa área e ele pode resolver isso em duas horas para mim e vai salvar a minha semana, por exemplo”, descreve. 

Segundo a acadêmica, o desafio proposto em desafios do tipo e a possibilidade de aplicação do conhecimento de diferentes áreas costuma ser um dos atrativos para os colegas porem os seus conhecimentos em prática. Exemplifica com o sucesso recorrente das edições da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), da qual já participou, aos 17 anos. “Ideias, os acadêmicos e os estudantes têm muitas, com certeza. Mas eu acho que ver essas ideias diferentes em prática de propulsão vai ser o grande desafio”, projeta.

Identificado o casal que morreu após carro cair em rio na BR-470

Foram identificados como Juraci Cruz, de 57 anos, e Luis Cruz, de 64, o casal que estava em um Renault Clio que caiu nas águas da BR-470, na madrugada desta quinta-feira (3). O veículo transportava três ocupantes: o pai, de 64 anos; a mãe, de 57; e o filho, de 28, que conseguiu se salvar. Os bombeiros foram acionados por volta das 5h para atender à ocorrência no km 176 da rodovia. No local, constataram que o automóvel Renault Clio estava...
Continuar lendo...

(VÍDEO) DIC de Brusque vai ganhar nova sede e enfrenta desafios de efetivo

O delegado Fernando de Faveri, responsável pela 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Brusque, anunciou mudanças significativas na estrutura policial da cidade durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade nesta quinta-feira (3). A principal novidade é a transferência da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) para um novo espaço na Praça Sesquicentenário, no Centro, próximo à...
Continuar lendo...

Rapaz de 21 anos morre esfaqueado em São João Batista

Um jovem de 21 anos foi esfaqueado e morto na noite desta quarta-feira (2), no bairro Timbezinho, em São João Batista. A vítima teria levado uma facada no peito. O crime ocorreu por volta da 00h. O homicídio foi registrado na casa de uma mulher, onde ela e outras pessoas estariam em grupo de conhecidos. O agressor teria chegado ao local e desferido a facada no rapaz, fugindo em seguida. O local ainda não teria câmeras de segurança. Relatos...
Continuar lendo...