A Paróquia São Luís Gonzaga iniciou na noite de quinta-feira (3), a novena em honra ao Beato Carlo Acutis. A celebração, que teve como tema “Não eu, mas Deus”, foi realizada na igreja Matriz, às 19 horas.
Durante a homilia, padre Fernando Teckler, fez uma relação da internet, cujo o Beato é padroeiro, com a conexão dos fiéis com Deus. “O que caracteriza a internet são os diversos conectados entre si, compartilhando informações. Nós também podemos nos conectar aos nossos irmãos pela oração e, através dela, nos conectar com os santos, bem como intensificar nossa conexão com Deus e o nosso Senhor Jesus Cristo. Que a novena, com a intercessão de Carlo, faça com que essa ligação aumente e se potencialize”, falou.
Ele ainda ressaltou que a liturgia do dia é muito enriquecedora para o cristão, pois mostra que, apesar das dificuldades e desafios da vida, não se pode perder a conexão com Deus.
“Carlo Acutis não esqueceu do essencial em sua vida, que é Deus. Mesmo passando por uma adversidade, que foi o câncer, ele oferece toda a sua dor pela santificação da Igreja e de todos nós que pedimos sua intercessão. Que Deus nos dê a graça de, assim como Carlo, de nos colocarmos a serviço Dele”, pontuou padre Fernando.
Carlo e a Paróquia
O vigário, padre Rodrigo Tascheck, conta que a devoção ao Beato Carlo Acutis na paróquia iniciou há cerca de quatro anos, com o padre Tiago Araújo, que viu na casa paroquial um santinho do Beato e, ao conhecer sua história, sentiu que precisava compartilhar com os jovens e demais paroquianos.
“Na época o padre Paulo viajou para visitar seus padrinhos de ordenação, encontrou o santinho de um jovem, que chamou sua atenção e resolveu trazer para cá, deixando aqui na nossa casa paroquial. Então o padre Tiago, que era responsável pelo Setor da Juventude, viu e foi buscar mais informações sobre o Beato Carlo Acutis, que o cativou muito. Ele então compartilhou a história com alguns amigos e jovens que também se encantaram e ali começou a devoção. Desde então, todo dia 12 do mês, realizamos o dia devocional com a novena perpétua, para que mais pessoas o conheçam e em honra à sua canonização que deve acontecer brevemente”, afirmou.
Padre Rodrigo, ressalta que no mês de outubro é promovida uma programação especial. “Dia 12 de outubro celebramos Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; o Dia das Crianças e também é o dia em que o Carlo celebrou sua Páscoa, passando desta vida para a eternidade. Então já tem essa relação com o Brasil, mesmo ele vivendo na Itália. O primeiro milagre, que o elevou ao grau de Beato, aconteceu nesta mesma data aqui no nosso país. Os jovens católicos do Brasil têm um carinho muito especial pelo Beato”, explicou o vigário.
Relíquias
Além da grande devoção, a Paróquia São Luís Gonzaga também possui uma relíquia de primeiro grau do Beato Carlo Acutis. “Nós temos a alegria de ser portadores desta relíquia, produzida pela própria avó do Carlo, que é um fio de cabelo dele. Além dela, temos uma outra relíquia que é muito importante para nós: uma pétala de rosa tirada do túmulo do Beato”, contou padre Rodrigo.
Ele compartilha que quando Carlo faleceu, em outubro de 2006, ele já tinha a fama de santidade por conta das bem-aventuranças que viveu. E as pessoas que visitavam seu túmulo na cidade de Assis levavam flores, porém quando se intensificou seu processo de santidade, muitos queriam ter algo de Carlo consigo e começaram a trazer pétalas das flores.
“Quem tinha essas pétalas de rosas tiradas do túmulo percebeu que elas não morriam, nem murcharam ou secavam. E nós temos a graça de ter uma dessas pétalas aqui conosco. Ela foi trazida de Assis em 2017 e continua vermelha e viçosa, exalando perfume até os dias de hoje. Então é mais uma prova do amor de Deus para com esse jovem que soube entregar sua vida a Ele”, ressaltou.
Grupo Carlo Acutis
Juntamente com a devoção nasceu o Grupo Carlo Acutis. A coordenadora, Debora Keller Schaefer, lembra que a iniciativa nasceu a partir da missa devocional e hoje o movimento conta com a evangelização em outras paróquias, além de momentos de espiritualidade e retiro. “Quando o padre Tiago começou a movimentar a juventude com a história de vida do Carlo, foi bem no período de beatificação dele. Ele realizou uma missa devocional e muitos jovens começaram a pedir para fazermos uma novena. Já no primeiro dia tivemos um grande número de pessoas, o que nos impressionou porque poucas conheciam o Carlo, mas a partir daí já tivemos diversas graças alcançadas. Os devotos começaram a pedir as missas devocionais e, desde então, todo dia 12 elas são celebradas”, compartilhou.
Ela conta que o grupo realiza evangelização, levando a devoção de Carlo para outras paróquias da região e, anualmente, promove um retiro com os jovens.
“Nosso grupo se reúne para a evangelização, principalmente nas redes sociais. Temos o perfil no Instagram @carloacutissc onde rezamos o terço, temos momentos de adoração e levamos para mais pessoas essa devoção ao Beato. Também propagamos a devoção em paróquias aqui da região e, anualmente, realizamos o Retiro Carlo Acuti com jovens de 13 a 17 anos”, frisou Debora.
Ela conta que a história de Carlo é encantadora e cativa a todos. E convida as pessoas a conhecerem a devoção e o movimento. “Eu sou completamente apaixonada pela história de vida do Carlo e o jeito que ele era verdadeiramente católico é inspirador para todos nós. Ele tem o poder de enraizar em você e não desgrudar mais, você começa a querer viver o que pregava, que era o
“Não eu, mas Deus” sempre apontado para Jesus. Então convido quem quiser conhecer mais sobre o Beato Carlo Acutis a participar da novena conosco e nos acompanhar pelo Instagram @carloacutissc”, finalizou a coordenadora.
Programação
Sexta-feira, 4 de outubro
19h
Tema: "Estar sempre junto com Jesus, esse é meu plano de vida"
Sábado, 5 de outubro
19h
Tema: "Peça ao seu anjo da guarda para ajudá-lo continuamente de modo que ele se torne seu melhor amigo"
Domingo, 6 de outubro
19h
Tema: "Nossa alma é como um balão: se por acaso existe em pecado mortal, a alma cai sobre a terra e a confissão será como fogo... É preciso confessar-se frequentemente"
Segunda-feira, 7 de outubro 19h
Tema: "A tristeza é o olhar voltado para si; a felicidade é o olhar voltado para Jesus"
Terça-feira, 8 de outubro
19h
Tema: "A única coisa que nós temos que pedir a Deus na oração é a vontade de ser santos"
Quarta-feira, 9 de outubro
19h
Tema: "A virgem Maria é a única mulher da minha vida"
Quinta-feira, 10 de outubro
19h
Tema: "A Eucaristia é a minha estrada para o céu"
Sexta-feira, 11 de outubro
19h
Tema: "Eu estou feliz de morrer, porque vivi a minha vida sem perder nenhum minuto em coisas que não agradam a Deus"