Outubro Rosa é o mês especial voltado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Para conversar e informar sobre as palestras e o mês em específico, a 92.3 FM entrevistou, na manhã desta terça-feira (8), a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Miriam Ribeiro.
Palestras
A rede está realizando palestras nas empresas de Brusque, buscando promover a conscientização e prevenção deste câncer. A presidente relatou que é muito bom que a empresa dê esse espaço para elas chegarem nessa mulher.
“É muito necessário que as empresas tirem um tempinho de 40 minutos a uma hora para gente chegar nessa funcionária. Custa muito mais barato essa mulher fazer a prevenção do que ficar afastada por um câncer de mama,” contou.
Situações que as mulheres passam
No mês do Outubro Rosa, campanhas, panfletos, vídeos e fotos são sempre difundidos pela mídia e pela população para com que o restante das pessoas tenha o conhecimento do próprio câncer de mama e da prevenção a ele. Miriam falou e exemplificou situações que podem fazer com que a mulher não busque a prevenção, mesmo sabendo que precisa.
Ribeiro citou que muitas mulheres, muitas vezes, não procuram fazer a mamografia ou ultrassons porque têm medo de perder o dia no trabalho ou benefícios, como sacolão, ou porque priorizam a família, ou porque têm uma carga horária alta no trabalho, chegam em casa e ainda precisam realizar trabalhos domésticos, não sobrando tempo para cuidar de si. A presidente informou que, caso alguma mulher precise fazer algum exame preventivo, a Rede Feminina pode a ajudar dando o papel necessário para ela apresentar na empresa.
Apoios
A Rede Feminina de Combate ao Câncer possuí apoio de empresários, empresas e do hospital de Azambuja para continuar com o serviço de ajudar as mulheres a se prevenirem do câncer de mama e de lidar com ele. A Rede conta com os exames preventivos de mamografia e ultrassons, além de ter uma psicóloga que dá suporte às mulheres. Exames de prevenção do câncer de colo do útero, causado pelo vírus da HPV, como o exame do Papanicolau, também é ofertado pela rede.
Próximo evento da rede
Um café bingo está sendo organizado pela rede, com data para acontecer em um sábado, no dia 19 de outubro, no Centro Evangélico. Duas cartelas de bingo mais o café terá o preço de R$ 50.
Miriam pediu: “quem quiser doar prendas para este bingo, pode doar.” Além das prendas, a presidente disse que não irão contratar empresas para fazer doces e salgados, então, quem puder estar fazendo estar comidas e quiser a ajudar com o café bingo desta forma, poderá. “Estamos abertos a ajuda,” finalizou.