CyberGaeco investiga quadrilha que lavou R$ 3,5 milhões em cidades catarinenses

 

Na manhã desta quarta-feira (9), foi deflagrada operação que visa desarticular grupos criminosos responsáveis por praticar fraudes bancárias estruturadas e lavagem de capitais. A operação é desenvolvida de forma conjunta pelos Cybergaecos de Santa Catarina, São Paulo e Goiás.

Ao todo, seis mandados de prisão temporária e 59 mandados de busca e apreensão foram expedidos. As ordens requeridas pelo MPSC, pelo MPGO e pelo MPSP estão sendo cumpridas simultaneamente nos três estados (SC, GO e SP).

Em Santa Catarina, o cumprimento se dá em apoio à investigação conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Belo, que mira o grupo estabelecido no território catarinense. As ordens judiciais, em Santa Catarina, foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Balneário Camboriú após requerimento do Ministério Público. As cidades catarinenses que ficaram na mira da investigação são Porto Belo, Bombinhas, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, São José, Florianópolis, Marema e Maravilha.

De acordo com as investigações, uma vulnerabilidade no sistema do controle de garantias de uma instituição financeira foi explorada pelos criminosos para a realização de transações fraudulentas por meio de contas cadastradas em nome de interpostas pessoas, popularmente conhecidas como "laranjas". 

Os grupos criminosos também utilizavam dispositivos de cobrança vinculados a estabelecimentos comerciais fictícios para simular transações legítimas. Estima-se que aproximadamente R$ 3,5 milhões foram obtidos de forma ilícita pelos grupos e, após transações simuladas, reinseridos na economia em benefício dos criminosos. 

A investigação segue sob segredo de justiça.

Polícia realiza operação contra o tráfico de drogas no Azambuja

Na tarde desta quarta-feira (9), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Investigação Criminal - DIC de Brusque, com apoio da DPCo de Brusque, DPCAMI de Brusque, DPMu de Guabiruba e Núcleo de Operações com Cães - NOC de Itajaí, realizou operação policial com vistas a reprimir o tráfico de drogas na rua Azambuja. De acordo com a Polícia, denúncias anônimas recebidas há...
Continuar lendo...

Mãe denuncia o próprio filho de 19 anos por tráfico de drogas

Na manhã desta terça-feira (8), por volta das 12h, um jovem de 19 anos foi preso pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por intermédio dos policiais militares que atuam no 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Porto União, por tráfico de drogas e ameaça. Uma guarnição foi acionada via Centro de Operações Policiais Militares (Copom) para averiguar uma situação no bairro Bela...
Continuar lendo...

Outubro aponta 22 ruas participantes do Programa de Pavimentação Comunitária

Desde 2023, quando foi regulamentada e entrou em vigor a Lei nº 4.420, que regula o Programa de Pavimentação Comunitária em Brusque, foram contempladas 64 ruas ao todo, sendo que 15 delas já foram totalmente revitalizadas e entregues à população.  O programa tem como objetivo melhorar a infraestrutura viária da cidade por meio de parcerias com a comunidade, onde os moradores contribuem financeiramente para a...
Continuar lendo...