A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação ATM, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em furtar envelopes de dinheiro depositados em caixas eletrônicos. Durante a operação, foram cumpridos três mandados expedidos pela Justiça Federal: dois de busca e apreensão em São Paulo/SP e um de prisão preventiva em Varginha/MG. A Justiça também autorizou a apreensão de dois automóveis de luxo e uma motocicleta.
A investigação teve início em dezembro de 2023, quando a Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar furtos de envelopes contendo depósitos em caixas eletrônicos de uma agência bancária na cidade de Mafra/SC. Ao longo da investigação, constatou-se que o grupo tinha base em São Paulo e realizava furtos em diversos municípios de Santa Catarina durante fins de semana e feriados.
Foram identificadas ações do grupo criminoso nas cidades catarinenses de Mafra, Jaraguá do Sul, Schroeder, Corupá, Papanduva, Rio do Sul, Ibirama, Presidente Getúlio, Porto Belo, São João Batista, Antônio Carlos e Laguna. Além de Santa Catarina, os suspeitos também atuavam em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Sergipe. Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado.