Para garantir a tranquilidade de todos os fenafesteiros presentes, a Polícia Militar aumentou consideravelmente seu efetivo para o evento deste ano, assim como a Regência Segurança, empresa privada contratada para fornecer seguranças particulares à Fenarreco.
O balanço da segurança da Fenarreco até aqui foi considerado muito positivo, especialmente por este ano termos um maior fluxo de visitantes por conta da gratuidade. “Nós tivemos um início muito bem prestigiado, desde a abertura do evento, inclusive com a presença do Governador do Estado. Tem sido tranquilo com relação à segurança, foram apenas sete ocorrências, nenhuma ocorrência grave, a maioria por posse de entorpecente, nada demais dentro do pavilhão ou fora”, disse o Comandante do Batalhão da Polícia Militar de Brusque, Tenente-coronel Pedro Machado.
“A Polícia Militar esteve presente, como sempre, fazendo a segurança, apoiando a segurança de todo o pessoal que participa da festa, e esperamos que nos próximos dias a gente tenha também essa mesma tranquilidade para que todos possam curtir a festa com muita segurança”, completou.
Diversas medidas estão sendo adotadas, dentro do Pavilhão e no seu entorno, para assegurar que todos os dias do evento sejam de segurança e tranquilidade. “A segurança está contribuindo para o bom andamento do evento, com controle de veículos autorizados, revistas pessoais, identificação de menores acompanhados dos pais com pulseiras, segurança preventiva de todo perímetro do pavilhão”, explicou a sócia-proprietária da Regência Segurança, Elaine Garcia.
“Esperamos um evento tranquilo, mas estamos em harmonia com a Polícia Militar e Polícia Civil junto a organização do evento. Assim, estamos atentos a qualquer distúrbio e possíveis ameaças, se antecipando a saná-las da melhor maneira possível”, complementou.
E para esta 37ª edição da Fenarreco, há ainda uma novidade na área de segurança do evento: o reconhecimento facial. O sistema da empresa de Brusque Protenet foi contratado e está disponível para utilização das polícias Civil e Militar. “A Prefeitura já possui um convênio com a Protenet, onde já são utilizadas as câmeras para fazer a leitura de placas de veículos. Então, sabendo que eles tinham essa parte do reconhecimento facial, a gente entrou em contato com eles, verificou da possibilidade deles entrarem como patrocinador do evento, onde eles estariam disponibilizando o serviço para a gente, na contrapartida da divulgação da marca deles”, detalhou o diretor de TI da Prefeitura, Edson Moser.
“Então, dessa forma foi organizado e eles procederam com a instalação das câmeras, até com a aquisição de câmeras novas exclusivas para uso na Fenarreco e fizeram toda a parte de instalação, configuração e estão utilizando o sistema analítico, onde é possível através dele fazer o reconhecimento de pessoas que constam em bases públicas de desaparecidos. É possível também fazer a consulta de veículos roubados, veículos com algum problema na parte de documentação, onde isso é feito através do convênio com Detran”, detalhou.