Mais uma Fenarreco chega ao fim. A 37ª edição da Festa Nacional do Marreco teve seu último dia neste domingo (20). Como de costume, foi coroado o novo trio de realeza que representará a festa e a cidade de Brusque pelo próximo um ano. Emili Almeida foi eleita como rainha, acompanhada da 1° princesa Maria Eduarda Nunes Debatin e 2° princesa Camily Merizio.
No concurso da realeza, foram avaliados critérios de beleza, simpatia, desenvoltura na passarela e comunicação. As oito candidatas desfilaram com o traje típico alemão, e cada uma pode fazer um discurso individual. A eleita rainha, Emili, fez seu discurso primeiramente em alemão, e depois falou sobre o orgulho em poder representar Brusque. Agora, o novo trio tem o desafio de levar o nome da Fenarreco.
37ª Fenarreco
Neste ano, durante os 11 dias de festa, mais de 100 mil pessoas passaram pela Fenarreco, que teve entrada gratuita todos os dias. Este é recorde de público em toda a história da festa e também de faturamento, com mais de R$ 5 milhões. “A gente encerra hoje a 37ª Fenarreco com um feedback muito positivo, não só para os brusquenses, mas também para todos os turistas que estiveram por aqui curtindo a festa mais gostosa do Brasil”, complementa o prefeito André Vechi.
O concurso foi no início da noite, mas a festa começou cedo. Às 11h os portões do Pavilhão abriram para receber os fenafesteiros, já com a apresentação no pavilhão cultural dos Amigos do Canto Alemão. Às 12h, Sandra e Wilson animaram o almoço dos visitantes no Restaurante do Schmit. Ainda teve apresentação cultural dos grupos: Musical Master, Grupo Alle Tanzen Zusammen, Banda Estrela de Ouro, Banda Champagne, e Grupo Folclórico Tutti Buona Gente.
“Já é tradição vir a Fenarreco. Estive aqui sábado passado. Pude comer as receitas típicas, e aproveitar muito. Achei muito bom a agilidade dos caixas, não tive nenhum problema para comprar nada. A festa estava linda. Gostei bastante da edição deste ano”, comentou a moradora do bairro Águas Claras, Maria Lopes.
O Projeto Cultural 37° Fenarreco foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Komprão e Havan, e realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal.